Gastronomia do Paraguai: Sopa paraguaia

Sopa paraguaia, gastronomia do Paraguai

Sopa paraguaia, gastronomia do Paraguai. Origem: entre 1841 e 1862

Origem: Os historiadores contam que Don Carlos Antonio López, presidente do Paraguai entre 1841 e 1862, gostava muito do Tykuetï (ou “sopa branca”). Um dia, a cozinheira adicionou na sopa mais farinha de milho, cozinhando o prato dentro do Tatakuá, um forno feito com barro e tijolos. Com isso, o Tykuetï deixou de ser líquido para ser sólido. Quando o presidente o experimentou, achou muito saboroso e passou a chamá-lo de “Sopa paraguaia”.

O prato faz parte das tradições populares do povo paraguaio, assim como também a Chipa, a Chipa Guazú, o tereré, as polcas e as guarânias.

A Sopa paraguaia é um bolo salgado feito à base de milho, sendo bastante consumido na República do Paraguai. Quem conhece a história sabe que parte do Mato Grosso (agora Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) era território paraguaio. Além disso, tais estados possuem hoje, dentro do Brasil, a maior quantidade de migrantes paraguaios radicados, vindo daí a grande influência e presença cultural do Paraguai nesta região brasileira.

Além da música, a gastronomia mato-grossense e sul-mato-grossense também possui elementos que remetem ao Paraguai.

Receita da Sopa paraguaia:

  • 500g de farinha de milho, moída na hora, fresca e natural. O segredo está aqui, na farinha de milho. Não leva fubá nem fubá saboró ou polentina.
  • 2 litros de leite
  • 800g de queijo Paraguay (no Brasil, pode-se usar queijo Meia Cura)
  • 3 cebolas grandes
  • 3 colheres de óleo de milho
  • 3 ovos
  • Sal
  • 150 gr. de banha ou, se preferir, manteiga ou margarina
A Sopa Paraguaia teve origem durante o governo de Carlos Antonio López.

A Sopa Paraguaia teve origem durante o governo de Carlos Antonio López.

Atenção: A Sopa paraguaia não leva fubá, nem fubá saboró.

Vídeo de cómo fazer a Sopa paraguaya tradicional: 

A sopa paraguaia é admirada pela maior parte da população mato-grossense. Aos poucos, as receitas acabam sendo abrasileiradas pela culinária do MS e MT. Exemplo disso é o uso do fubá no lugar da farinha de milho.

Veja esta reportagem:

Em MS, sopa paraguaia não pode faltar em dias especiais http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/12/em-ms-sopa-paraguaia-e-receita-que-nao-pode-faltar-nos-dias-especiais.html

A sopa paraguaia está sempre presente na vida cotidiana dos paraguaios, como em lares, padarias, restaurantes, ruas, festas e churrascos dos paraguaios, principalmente nos dias de Semana Santa e nos casamentos.

A Sopa paraguaia teve origem durante o governo de Carlos Antonio López.

Atenção: A Sopa paraguaia não leva fubá, nem fubá saboró.

About these ads

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Gastronomia do Paraguai: Sopa paraguaia

  1. Marcelo Proença disse:

    Olá gostei muito do site e sou muito interessado na cultura paraguaia, pois sou sul-matogrossense e minha mãe é paraguaia de San Pedro del Yacuamadeyyu. Adoro o Paraguai, moro no estado de São Paulo e sempre passo minhas férias ou feriado prolongado em alguma cidade paraguaia. Gostei muito de saber a origem da sopa paraguaia que é um prato que aprecio muito e que minha mãe sempre faz quando vou visitá-la no Mato Grosso do Sul . Abraço. Marcelo Proença.

  2. paraguaiteete disse:

    Oi Marcelo!! que bom que vc gostou do blog, o fazemos com muito amor.
    Estamos no FB também: https://www.facebook.com/paraguay.teete
    Aguardamos vc!!

  3. daniely fernanda disse:

    ÓLA O MEU PROFESSOR FALO PRA CADA ALUNO FAZER UN TRABALHO DE UMA CULTURA EU ME ENTEREÇO MUITO PELA CULTURA DO PARAGUAY POIS EU GOSTO DO PARAGUAY E EU SOU UMA EU QUERIA SABER DAS MUSICAS MAIS ESCUTAS DOS PARAGUAY

  4. Paul Canteiro disse:

    Lanche de minha infância, já difundi essa cultura e gastronomia para vários estados, inclusive onde estou agora, no Rio Grande do Norte! Maravilhoso o sabor da SOPAGUASSÙ!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s