TUDO É POSSIVEL

Rede RECORD de Televisão

Prezados senhores:

O Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete [1] é um grupo formado por paraguaios e descendentes residentes no Brasil e que se dedica à divulgação da cultura e história do Paraguai no país.

Com relação ao espaço humorístico dirigido pelas “irmãs” Dani Souza e Raimundinha dentro do programa TUDO É POSSIVEL conduzido por Ana Hickmann, viemos através desta, manifestar nossa preocupação com relação à maneira em que nosso país foi apresentado, sendo o Paraguai alvo de escárnio e preconceito por meio de imagens e comentários colocados com deboche e de forma pejorativa.

 O conteúdo da matéria traz muitas inverdades misturando imagens de Cidade del Este com a capital do pais que fica distante 320 km. da fronteira e assim provocando um conceito errado sobre o que realmente é o pais e o que pode oferecer aos turistas.

 Também no nos conformamos com a personagem Raimundinha que representa a farofa segundo o censo comum brasileiro retrata ao turista pobre que desce ao litoral para usufruir da praia sem cuidados com o meio ambiente e a higiene. Desta forma o programa coloca os pontos turísticos do Paraguai numa posição inferior e feia ao do Uruguai. Nos deixa  mais tristes ainda porque sabemos que os diretivos da TV RECORD tem presença massiva no Paraguai a traves de suas empresas.

 Estamos encaminhando esta carta a Rede Record e com esta exigimos além de desculpas ao povo do Paraguai, um material que mostre o verdadeiro pais, sua cultura e seu povo. Vale lembrar que dentro do publico existem inumeros paraguaios e seus descendentes que sentem que as piadas e as brincadeiras estão colocando os paraguaios como uma população sem identidade que só serve para chacotas.

 Lembramos que: A Lei Nº 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito de raça e de cor e no seu Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

 O Núcleo conta com uma equipe de colaboradores especializados para qualquer esclarecimento ou informação sobre a história e cultura do Paraguai. Assim, colocamo-nos à disposição caso haja necessidade.

 Atenciosamente,

NÚCLEO CULTURAL GUARANI “PARAGUAY TEETE”

São Paulo, 21 de fevereiro de 2011

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cartas e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s