LUCIANA DO PARAGUAI – REDETV

A apressentadora do SUPER POP e esposa do dono da REDETV, LUCIANA GIMENEZ apoiando a utilização do estereotipo pejorativo “fabricado” no Brasil para humillar a nação paraguaia.

 

 

O Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete – Paraguai autêntico por seu significado em português – organização que se dedica à divulgação da língua e cultura guarani, com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil, gostaria de manifestar sua profunda indignação e tristeza com a personagem criada para o programa Super Pop, a “Luciana do Paraguai”.

 

Não nos referimos ao fato de o personagem ser uma Drag Quenn ou de imitar a apresentadora do programa, Luciana Gimenez, e sim

ao infeliz nome que se deu ao mesmo, “Luciana do Paraguai”. 

 

Ao relacionar nosso povo com produtos falsificados – comprados e consumidos por brasileiros, de forma ilegal ou não – a emissora incide num terrível erro que, guardadas as proporções, poderia criar uma hostilidade desnecessária entre duas nações vizinhas. A forma pejorativa de se tratar um indivíduo ou uma comunidade estrangeira é de uma grande infelicidade, mas acreditamos que tenha sido apenas um lapso de inteligência do autor de tamanho desrespeito.

 

A Lei Nº 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito de raça e de cor e no seu Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

 

Vimos, através da presente carta, solicitar gentilmente a retirada do programa de qualquer quadro, ou personagem, que relacione nosso Paraguai de forma preconceituosa. Acreditamos no profissionalismo que caracteriza a Rede TV, uma empresa séria, uma emissora sem preconceitos e que respeita a diferença entre os povos.

 

Um grande número de pessoas faz parte da comunidade paraguaia  presente no Brasil que, através de inúmeros profissionais de diversas áreas, tem contribuído para o desenvolvimento deste país.

 

O Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete conta com uma equipe de colaboradores especializados para qualquer esclarecimento, ou informação, sobre a história e cultura do Paraguai. Assim colocamo-nos à disposição caso haja necessidade.

 

Continuaremos acompanhando o referido quadro, na esperança e expectativa de que o equívoco cometido seja corrigido o mais breve possível.

 

Desde já, muito obrigada pela atenção. 

   

Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete

 

 

Mídia paraguaia:

Un exitoso personaje de la tevé brasileña se burla del Paraguay: http://www.ultimahora.com/notas/345597-Un-exitoso-personaje-de-la-teve-brasilena-se-burla-del-Paraguay 

 

Paraguayos piden cambiar el nombre de Luciana do Paraguai: http://www.ultimahora.com/notas/345949-Paraguayos-piden-cambiar-el-nombre-de-Luciana-do-Paraguai

Ante protesta paraguaya, RedeTV! cambia el nombre de Luciana do Paraguai: http://www.ultimahora.com/notas/351775-Ante-protesta-paraguaya,-RedeTV!-cambia-el-nombre-de-Luciana-do-Paraguai

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cartas e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s