Carta para Futevôlei

(A continuação a carta que foi enviada pelo Núcleo no dia 4 de abril, antes que o site fosse alterado. A continuación la carta que el Núcleo envio el 4 de abril, antes que el site sea modificado)

Acabamos de ler no site: http://www.futevolei.com.br/index.html o sgte. comentario: “Não é produto falsificado nem é contrabando e apesar de inventado no Brasil trata-se de um genuíno produto paraguaio: o futevôlei jogado contra o Brasil, ganhando duas partidas”.

Por que a imprensa esportiva brasileira se empenha sempre em humillar ao Paraguai? É uma pena ler sempre manchetes ou conteúdos utilizando frases o palavras como “CAVALO PARAGUAIO” ou  “LEGÍTIMO PARAGUAIO”, ou ainda, “JOGADOR IMPORTADO DO PARAGUAI”, etiquetando ou comparando nossa nacionalidade com a falsificação e coisas ruins…tratando a nós paraguaios, como se fossemos um produto e não como seres humanos que somos.

É uma pena que a imprensa esportiva do Brasil não acompanhe a evolução do mundo onde já todos sabem que o Paraguai é um pais como qualquer outro, que tem problemas como qualquer outro, apesar de muito menores que os do Brasil e que merece respeito, principalmente do Brasil que tem uma dívida moral e histórica com a nação guarani.

A introdução da sua matéria nos deixa no mínimo indignados, porque não respeita a merecida consagração de nossa seleção.

Indignados porque você Sr. Selmo, nos associou ao contrabando, a falsificação, ao invés de ressaltar e enaltecer o primeiro triunfo de uma equipe humilde que nem quadra tem para praticar este esporte.

Nós paraguaios que somos residentes no Brasil, achamos justo quando a imprensa esportiva brasileira gritou ao uníssono reclamando do racismo deplorável que recentemente os jogadores Neymar e Roberto Carlos foram vitimas em Londres, por causa de “uma banana que apareceu na quadra”. E por isso nos indagamos: por que vocês fazem a mesma coisa com os paraguaios e com o nosso Paraguai?

Racismo é Racismo, Racismo não é brincadeira, e a sua promoção tem de ser evitada e em último caso, punida.

Convidamos ao senhor a editar ou retificar sua nota, retirando toda menção preconceituosa contra o Paraguai. Nosso Núcleo entende que aquilo que o senhor escreveu chama-se “racismo implícito”. Já a menção explícita do Paraguai como um todo, associado à falsificação é claramente um caso de promoção de racismo por procedência nacional, e como tal, punível por lei, conforme a própria legislação brasileira (*).

 Atenciosamente,

NÚCLEO CULTURAL GUARANI “PARAGUAY TEETE”

São Paulo, Brazil.

 (*) Lei Federal nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989- Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, de acordo com a nova redação dada
pela Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997- Artigo 1º: Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Artigo 20º: Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena – reclusão de um a três anos e multa.

 Código Penal Brasileiro

Difamar: é levar ao conhecimento de outras pessoas fato ofensivo à reputação de alguém. A difamação está prevista no artigo 139 do Código Penal Brasileiro, com pena de prisão de 3 meses a 1 ano e multa.
 
Injuriar: é insultar, ofender a dignidade ou a honra de alguém, sem apontar especificamente as circunstâncias pejorativas. A injúria está prevista no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de 1 a 6 meses ou multa.

Esclarecimento: Neste caso, cabe lembrar que os responsáveis pela página Futevolei4x4.com.br, os senhores Felix e Selmo, corrigiram a matéria deles após receberem vários protestos de paraguaios. Nossos agradecimentos aos responsáveis por terem excluído as palavras que denigrem o Paraguai e aceitamos as desculpas que foram enviadas. Para o Núcleo este caso está encerrado. 

Aclaración: En este caso, cabe mencionar que los responsables de la página Futevolei4x4.com.br, los señores Felix y Selmo, han editado la nota mencionada despues de recibir varios reclamos de paraguayos. Agradecemos a los responsables por haber retirado las palabras que contenian menciones denigrantes al Paraguay y aceptamos los pedidos de disculpas correspondientes. Van nuestros agradecimientos al Señor Selmo y al Señor Félix, que lejos de tener una reacción negativa, han comprendido los reclamos y actuaron en consecuencia. Para el Núcleo, este tema está cerrado.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cartas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s