Jô Soares da Rede Globo

Antecedentes:

Abertura do Programa do Jô 03/09/2010

Encerramento Programa do Jô 03/09/2010

Nós, do Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete [1] – grupo formado por paraguaios residentes no Brasil, que se dedica à divulgação da cultura e história do Paraguai no país – vimos, através desta carta, manifestar nosso desgosto com relação ao convidado do seu programa do dia 3 de setembro passado, Mauricio Guilherme – que se apresenta como “El Paraguaio”. O artista e sua banda apresentam uma parte do show “Paradas Paraguaias”, uma série de canções cujas letras são modificadas, no termo do autor, “falsificadas para fazer comédia”.

Nós do Núcleo, e muitos paraguaios residentes no Brasil, ficamos profundamente consternados com o posicionamento do seu programa, que reforça um estigma muito enraizado na mídia brasileira ao ter como convidado um artista que cria um show recheado de preconceitos sobre nosso país. Sendo, justamente, um dos principais objetivos do Núcleo a divulgação da cultura e da história do Paraguai consideramos este ato um excesso que vai contra a desconstrução dessa imagem negativa e estereotipada que permeia qualquer menção ao nosso país e que representa a nossa luta diária.

A Lei Nº 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito de raça e de cor e no seu Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

O Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete conta com uma equipe de colaboradores especializados para qualquer esclarecimento ou informação sobre a história e cultura do Paraguai. Assim colocamo-nos à disposição caso haja necessidade.

 Atenciosamente,

Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” 

São Paulo, 4 de Outubro de 2010

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cartas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s