Programa SUPERPOP da REDETV

(Para conhecimiento do Ministerio Público de São Paulo) – São Paulo, 5 de agosto de 2010

Luciana Giménez apoiando uma personagem que humilla o Paraguai. Veja a personagem Luciana do Paraguai interpretado por Tiago Bernabé.

 

O Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete (Paraguai Auténtico), entidade com sede em São Paulo e Campinas, gostaria de expressar sua profunda tristeza e indignação com o novo personagem do programa SuperPop: “Luciana do Paraguai”

 Não nos referimos ao fato de o  personagem ser uma Drag Quenn ou de imitar a apresentadora do  programa, Luciana Gimenez, e sim ao infeliz nome que se deu ao mesmo, “Luciana do Paraguai”. 

Conotar nosso povo com produtos falsos ou falsificados e que diga-se são comprados, ilegalmente ou não, e consumidos por brasileiros, é um erro profundo,  e que, guardada as proporções, poderia até criar uma guerra entre duas nações. Esta forma pejorativa, abusiva e triste de se tratar um individuo ou uma comunidade inteira, é de uma infelicidade tamanha, que nos faz imaginar o que ocorreria se um progama televisivo paraguaio criasse um personagem e o entitulasse como “BRASILEIRO MACACO”, se referindo a esta patria ou ao povo brasileiro.

Percebem como há outras formas muito mais inteligentes de fazer rir, sem ofender toda uma patria, mesmo que alheia?

Queremos crer que a infeliz ideia foi apenas um lapso da inteligencia de alguma pessoa (não de todos os brasileiros ou da direção da nobre emissora) e como tal, independente de uma providencia legal e mais concreta de nossa parte, acatem nosso pedido para que o nome do personagem seja alterado imediatamente, o que fará com que continuemos acreditando que a RedeTV é uma empresa séria e que respeita a diferença entre os povos, que não tem preconceitos e que mesmo após haver emitido uma ideia ou pensamento infeliz e inoportuna, tem a ombridade de reconhecer o erro  e corrigi-lo imediatamente.

É o minimo que queremos e esperamos!

Gostaria de lembrá-los que nossa comunidade está presente no Brasil num grande numero de pessoas, e que através de inumeros profissionais de diversas áreas, vimos contribuindo para o desenvolvimento deste país.

Por ultimo, caso necessitam de sugestoes, indicamos que mudem o nome do quadro ou do personagem para “Luciana Cover”. Desta forma estariam demonstrando que a REDE TV respeita seus telespectadores, e e mais que isso, principalmente, reconhece o direito legal e divino de qualquer cidadão, seja pobre ou rico, negro ou branco, enfermo ou sano, brasileiro ou estrangeiro, de ser tratado com igualdade.

Continuaremos acompanhando as informações sobre o referido quadro ou personagem, com ansiedade e expectativa que este equivoco seja corrigido o quanto antes.

Atenciosamente,

Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete”

Mídia paraguaia:

Un exitoso personaje de la tevé brasileña se burla del Paraguay: http://www.ultimahora.com/notas/345597-Un-exitoso-personaje-de-la-teve-brasilena-se-burla-del-Paraguay 

Paraguayos piden cambiar el nombre de Luciana do Paraguai: http://www.ultimahora.com/notas/345949-Paraguayos-piden-cambiar-el-nombre-de-Luciana-do-Paraguai

Ante protesta paraguaya, RedeTV! cambia el nombre de Luciana do Paraguai: http://www.ultimahora.com/notas/351775-Ante-protesta-paraguaya,-RedeTV!-cambia-el-nombre-de-Luciana-do-Paraguai

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cartas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s