SPORTV discrimina ao PARAGUAI

Antecedente:

Nós somos do Núcleo Cultural Guarani, um grupo de paraguaios residentes em SP que difunde a cultura, historia e literatura do Paraguay.

O motivo de nosso contato com os senhores depois de quase uma semana de ter assistido um vídeo que nos surpreendeu de maneira chocante e nós fez decidir a escrever esta mensagem com alguns questionamentos.

Caio: O que foi que motivou o senhor a produzir um vídeo tão denigrante contra o Paraguai e seu povo? Será que neste pais não existem regiões idênticas a cenas nos vimos? Será que na América Latina não existem problemas idênticos? Será que o senhor não percebeu que fez sofrer profundamente a inúmeras pessoas que sentiram atingidas por aquilo que foi visto? No Paraguai existe material humano em todos os campos, especialmente no esporte, temos muitos atletas que hoje em dia participam de varias competições e foi por isso que não conseguimos entender porque fomos presenteados com semelhante vídeo.

Rodrigo: Como chefe e responsável pela emissão do material gostaríamos de saber o que foi motivou o senhor a autorizar que esse vídeo fosse ao ar. Não acreditamos que o senhor tenha gostado de essa produção?

Ficou para nós uma profunda interrogação de quais foram os critérios jornalísticos que essa “prestigiosa” emisora de TV maneja?

Queremos compartilhar nosso reflexão como inmigrantes paraguaios radicados no Brasil com relação a este triste episodio que nos toco uma vez mas soportar departe da Red Globo que em várias programações sempre estão caçoando de nossa nacionalidade.

 São Paulo, 8 de julho de 2010

Carta em espanhol:

El Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” expresa a través de esta carta su total rechazo al video de la SPORTV. Consideramos que fue sin dudas una actitud indigna y despreciable, una mezcla de arrogancia e ignorancia extrema del editor CAIO POMPEU de la SPORTV de RIO DE JANEIRO, que merece total repudio de cualquier persona decente.

En primer lugar, ignorancia: todas esas imágenes podrían haber sido hechas en Brasil, país caracterizado por situaciones sociales de desigualdad vergonzosa, hecho que nuestros países comparten infelizmente, y con relación al cual el Brasil tiene cifras records. Pero no es ése el problema principal, y no se trata de una cuestión nacionalista. El hecho de burlarse de situaciones de la pobreza y de la desigualdad, y de despreciar a la gente que la padece, es una actitud abominable, y estaríamos igualmente indignados si se tratara de ironizar a brasileños o a cualquier otra persona humana, independientemente de su nacionalidad. Pero como en este caso se trató de ofender directamente a nuestro país y nuestra bandera – usada como telón de fondo -, nos sentimos en la obligación de expresar nuestra indignación.

No se desprecia a los pobres; no se desprecia a un país por eso, incluso porque no haría falta que los reporteros cruzaran las fronteras para el efecto – podrían quedarse en Brasil, pero es algo que también despreciaríamos, eso sin contar con la falta de espíritu deportivo, Copa del Mundo, celebración de las relaciones entre los pueblos a través del deporte.

Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete”

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cartas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s