Comemoração do Bicentenario Paraguaio

Programação no Brasil para comemorar os 200 anos de Independência da República do Paraguai.

3, 4 e 5 de maio de 2011 – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (Rua Monte Alegre, 1104 – Perdizes, Sala: Auditório 100 )

Afiche BICENTENARIO DO PARAGUAI NA PUC SP

Programação: http://www.pucsp.br/eventos/comemoracao-da-independencia-da-republica-do-paraguai

Dia: 03/05/2011  Manhã: das 9:00 às 11:00

Mesa Redonda: “Aspectos da América Pré-Hispânica e Colonial” – Participantes: Prof. Dr. Fernando T. Londoño (PUC-SP) – Prof. Dr. Maria Angélica Soler (NEHSC- PUC-SP) Mediadora

Das 9:00 às 12:30

Filigrana paraguaia: Exposição de Jóias de Filigrana Paraguaia – Participação da Artesã Maria Jose Pangrazio (NCGP Teete) – Explicações sobre a origem e a importância destas peças para o Paraguai

Das 11:15 às 12:30

Números Musicais – Música Paraguaia: Participação dos paraguaios, alunos da música das universidades ECA e UNESP.

Músicos paraguaios residentes em São Paulo.

Integrantes: Rodrigo Báez Rojas (Flauta y voz); Nicolás Ramírez Salaberry (Guitarra y voz); Miguel Diaz Antar (Contrabajo); Hugo Bozzano (Percusión).

1 – Oga’i Vy’a Hague               Letra y Música: José Domingo Morínigo

2 – Yo Soy Purahei           Letra y Música: Mauricio Cardozo Ocampos

3 – Gallito Cantor             Música: José Asunción Flores

4 – Che Pycasumí     Letra: Cecílio Valiente; Música: José Asunción Flores y Eladio Martínez

5 – Chokokue Kéra Yvoty Letra y Música: Mauricio Cardozo Ocampos

6 – Punteada Okara         Música: Enrique Cofier

 7 – London Karape           Música: Agustin P. Barrios Mangoré

8 – Tetaguã Sapukai                Letra: Victor Montórfano; Música: Félix Pérez Cardozo

Dia: 04/05/2011

Manhã: das 10:30 às 13:00

Exibição dos Documentários: “Mayo 1811” de Manuel Cuenca, documentalista paraguaio.

“Os Paraguaios” de Marcelo Martinessi, cineasta paraguaio

Debate com a jornalista paraguaia residente em SP, Nancy Areco (NCGP Teete)

Noite das 19:30 às 22:00

Mesa Redonda: “Processos das Independências na América Latina”

Prof. Dra. Yvone Dias Avelino (NEHSC-PUC-SP)

Participações: Prof. Dra. Yvone Dias Avelino (NEHSC-PUC-SP) – Prof. Dra. Vera Lucia Vieira (CEHAL-PUC-SP)

Mostra de Literatura Paraguaia: Comentários do Padre paraguaio Oscar López Maldonado (NCGP Teete)

 Dia: 05/05/2011  Das 09:00 às 22:00

Exposição de Fotografias dos Heróis da Independência Paraguaia (oferecido pelo Consulado do Paraguai em São Paulo)

Heróis paraguaios

Stand de Artesanato Paraguaio

Artesania paraguaia

Das 16:00 às 18:30

Homenagem a Agustin Barrios “Mangore”: Musica Instrumental com o violonista Glauber Rocha em homenagem a Agustín Barrios (Mangore) 40 minutos de duração.

Repertorio: Julia Florida, Vals nº 3, Choro da Saudade, Sueno en La Floresta, Danza Paraguaia, Vals nº 4

O Glauber Rocha foi o ganhador do concurso Barrios WorldWideWeb Competition Agustín Pio Barrios Mangoré. http://www.ultimahora.com/notas/280817-Glauber-Rocha-Mangore-fue-el-grande-de-la-noche

Das 19:30 às 22:00

Mesa Redonda: “A Independência do Paraguai”

Profa. Dra. Maria Angélica Careaga Soler

Participações: Prof.Dra. Maria Angelica Soler (paraguaia, residente em SP) (NEHSC- PUC-SP) – Prof. Dr. Ramon Casas Vilarino (Faculdades Sumaré)

Prof. Dr. Ramon Casas Vilarino (Faculdades Sumaré)

Prof. Dra. Yvone Dias Avelino (NEHSC-PUC-SP) – Mediadora

Outros eventos: A CHANCELLARIA PARAGUAIA E A ITAIPÚ BINACIONAL oferecem: Grupo Coral da Itaipú Paraguai em São Paulo: 5 de Mayo/ 2011: Salón Auditorio del Instituto Teológico de San Pablo, ubicado en la calle Mauro Vicente, 1.108, del Barrio: Ipiranga, a las 20:00 horas.

6 de Mayo/2011: Salón Auditorio del Instituto Don Bosco de San Pablo, ubicado en la calle Tres Rios, 75 del Barrio: Bom Retiro, a las 20:00 horas.
 

12 e 13 de maio 2011: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CUIABÁ.

Núcleo presente na Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” participará de um evento internacional no Estado de Mato Grosso os dias 12 e 13 de maio  2011. O convite foi extendido pela Cónsul Honoraria do Paraguai no MT, Angela Maria Fernández e a Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, onde o Núcleo apresentará ao público as comemorações do Bicentenario paraguaio a través de palestras e documentarios. 
 
O Guarani a língua oficial no Paraguai: O Guarani, língua oficial junto com o espanhol, no Paraguai é falada por mais de 90% da população. Tornando-se assim como única língua oficial de um pais que teve origem neste continente. A análise por vários pesquisadores encontram é o uso nacionalista determinada pelo orgulho e o amor quês os paraguaios sentem pela língua. Inclusiva o uso se diferencia com o seu paralelo da língua européia, enquanto o guarani é “língua do coração, dos afetos da emoção, o espanhol é a língua da razão e do intelecto.
 

A Independência do Paraguai – 14 e 15 de Maio de 1811: O complexo processo que se iniciou-se para construção do Paraguai como estado independente, hoje em dia com as pesquisas recentes trazem novas análises sobre esse processo. Construir um Estado e depois afirmar e consolidar a Nação, foram ações dos lideres juntamente com a sociedade como um todo. Essa análise mostrando o envolvimento dos Estados vizinhos mostram um panorama histórico complexo e rico para entender os anos posteriores à independência em 1811.

MOSTRAS DE DOCUMENTARIOS PARAGUAIOS:

“Mayo de 1811” de Manuel Cuenca, 20 minutos

“Independencia e Vida” de Bruno Masi, 2 horas

“Los Paraguayos” de Marcelo Martinessi, 54 minutos

Ao término das exhibições, haverá um amplo debate sobre o conteúdo dos mesmos. 

Videos sobre o turismo no Paraguai, SENATUR: http://www.senatur.gov.py/index.php?language=4

Exhibição de fotografias do Paraguai feitas pela Artista Visual Yazmine Tutunyi http://www.wix.com/tutunyi/yazarte

Outras COMEMORAÇÕES:

RIO DE JANEIRO: 13 DE MAIO: O Consulado Geral do Paraguai, a través de um encontro, celebrará os 200 anos de vida independente da República do Paraguai.

19:30 hs: Recepção das autoridades consulares

20:00 hs: Projeção da história do Paraguai 

20:15 hs: Discurso do Cónsul General do Paraguai, Sr. Ricardo Brugada Loizaga

20:30 hs: Músicas paraguaias em arpa e violão oferecidos por artístas paraguaios.

Endereço: Praia de Botafogo 242, 12 andar, Botafogo-RJ

Traje: Passeio completo

Telefone de contato: 21.2553.2294

Ingresso só com convite:

Festejos do Bicentenario paraguaio no Rio de Janeiro

CAMPINAS, ESTADO DE SÃO PAULO: A comunidade paraguaia residente em Campinas vai celebrar o Bicentenario da Independência paraguaia com uma festa típica, tradicional do Paraguai, numa chácara em Valinhos no dia domingo 15 DE MAIO das 11:00 hs. ás 16:00. Endereço: Rua Eunice Ap. Baroni, 329, Bairro Country Club – Valinhos – SP

Convite festa paraguaia em Campinas

Sao Paulo, capital: 14 e 15 de Maio: Comemoração do Bicentenario no Memorial da America Latina. Organiza: Comunidade paraguaia residente em SP.

14 de mayo, sábado, 18h –22h–Noche de Gala!!

Fiesta en conmemoración de la Independencia del Paraguay, con la participación de músicos y de grupos de danzas folclóricas de varios países, exibición de videos y charlas. Participan el grupo Alma Guarani -que interpreta la contrandanza “La Golondriana” y los grupos folclóricos invitados de Bolivia, Chile y Perú. Al final, todos se presentarán conjuntamente, en una verdadera integración latino-americana.

Auditório SimónBolívar, Memorial da América Latina. Entrada Libre.

15 de mayo, domingo, 10h –18h –FiestaPopular!!

Después de la Misa en honor al día de las madres y la celebraciónde los 200 años de Independencia del Paraguay, habrá “peña folclórica” con participación de varios artistas paraguayos; comidas típicas, exposición artesanal (ñandutí, ahopo’í, filigranas, cultura de barro, chipera), seguido de baile popular.

Enfrente al Auditorio Simón Bolívar. Memorial da América Latina. Entrada Libre.

Mato Grosso do Sul: Comemoração do Bicentenario do Paraguai
 
 
 
Curitiba, Estado de Paraná: Comemoração do Bicentenario do Paraguai
 
 
 
Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Eventos, Guarani, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.