16 de agosto – Dia da Criança no Paraguai

                                          

Panteón Nacional de los Héroes, Asunción, Paraguay

O dia 16 de agosto é o dia das Crianças na República do Paraguai, em comemoração aos meninos e meninas que perderam suas vidas lutando na Batalha de Acosta Ñú. A Batalha de Campo Grande (chamada Batalha de Los Niños ou Acosta Ñu pelos paraguaios) foi um conflito que aconteceu durante a Guerra do Paraguai, onde, em 16 de agosto de 1869. Hoje faz 142 anos daquela horrenda contenda, que no Paraguai se lembra cada ano com atos academicos e atos públicos de recordação.

Material veiculado pela RADIO CULTURA FM de São Paulo contém a entrevista com o professor de Historia da Universidade Nacional de Asunción, Anibal Herib Caballero Campos.

 

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para 16 de agosto – Dia da Criança no Paraguai

  1. Este triste episódio de nuestra historia nunca deberia haver sucedido, tan lamentable el hecho de masacrar a estos niños como el dar orden de combatir. El nacionalismo ciego, el “patriotismo despota” resultan siempre en la muerte de personas que nunca desearon la guerra. No entiendo hasta hoy dia por que el hombre se submete voluntariamente al mando de otros hombres? acaso no somos dotados de inteligencia propria para decidir lo que es justo o injusto por nosotros mismos? Soldados y niños van a la guerra…seria bueno ver los Generales e Presidentes de los paises mostrar “patriotismo, corajen y gallardia” enfrentando puño a puño al enemigo..es fácil hacer la guerra con la pluma y el tintero dentro de 4 pared.
    Lamento ver la cultuacion por la guerra..me gustaria mudar de pagina y entrar en una nueva mentalidad menos contenciosa, mostrando respeto por la leyes sin exaltar la gloria de una nación por medio del patriotismo o nacionalismo que son instrumentos divisorios criados por los politicos e filosofos para dividir los hombres..que bueno seria si seguisemos el ejemplo de Jesus..no existiria mas las guerras y no existirian paginas de nuestra historia manchada de sangre de niños.

    Saludos e mejores tiempos a todos los seres humanos, independientes de que color, nacíon o religion sea.

  2. ederson disse:

    marical ele naõ deve ser chamado de heroi e um destruidor do paraguai mandou matar seu ermaõ e amigos e ministros recusou a paz e mandou milhares de crianças para a batalha e os malditos Brasileiros matou sem pena e piedades os paraguaios ainda chama o MARISCAL de heroi sem contar que perdeu muitas terras O PARAGUAI e muito lindo seria mais belo se nao morrese todas aquelas crianças………………………………….

  3. ederson disse:

    O povo paraguai e muito bom esta naçaõ naõ merecia esta tragedia eu quando olho esta estoria fica pençando nas mães vendo seus filhos maridos morrendo no campo de batalha e nao podia fazer nada suas filhas sendo estrupadas por soudado e muito triste Que Deus Abeçoe Paraguai Que Deus pague todo sofrimento em alegria prosperidade e paz para o Paraguai. Te amo nação paraguaia

  4. Rogerio disse:

    Lamentavel demais! Eu sinto muita vergonha de ser brasileiro !!!

  5. susana disse:

    realmente Mriscal no merese ser llamado un heroe porque realmente le destrozo nuestro pais mandando nuestros pobres niños a la gerra para morir alli de tan temprana edad

  6. OSMAR FEIJO FERREIRA disse:

    SOU BRASILEIRO E INFELIZMENTE A GUERRA É ASSIM,UMA PODRIDÃO, O CULPADO É O LOUCO DO SOLANO LOPEZ QUE LEVOU ESSES MENINOS A TOMBAREM.

    • Mauro disse:

      Osmar, o culpado nao e somente o Mariscal Lopez, sao todas as pessoas envolvidas nessa guerra e todos os governos da epoca que se calaram diante da calamidade , assim como acontece hoje no mundo quando vemos crianças que sao recrutadas para as guerras na Asia, Africa e Sudamerica. Nao podemos culpar so uma pessoa por tudo isto senao a todos os que participaram nela ativamente e todas aquelas que passivamente olhar a desgraça sem tentar uma reconciliaçao como era justo que fosse.

  7. ? disse:

    a culpa é do presidente do paraguai da época , uma pessoa tão ambiciosa que na hora de invadir o mato grosso e territorio argentino usou crianças a seu favor , um pais que era rico , industrializado , sem analfabetos e um exército profissional foi arrasado e por culpa de solano lopez , e não do brasil , argentina ou uruguai .eles são considerados os assasinos destas crianças mas o verdadeiro assassino foi solano lopez

  8. Pingback: 16 de agosto – Dia da Criança no Paraguai – Paraguay News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s