22 de agosto DIA DO FOLKLORE PARAGUAIO

No dia 22 de agosto, se comemora o Dia do Folklore no Paraguai, onde se celebram os costumes e tradições que o povo do Paraguai tem ido conservando ao passar do tempo e  através de gerações. Mitos, lendas, costumes, consciência cultural, arte, artesanato e até mesmo a parte gourmet do folklore paraguaio são fatores que persistem na memória popular, mesmo apesar da passagem do tempo.

Não é raro ver feiras de alimentos nativos do Paraguai nas instituições de ensino em 22 de agosto, eventos geralmente acompanhados de exposições de outra das expressões mais emblemáticos do folklore nacional: a dança.

Grupo folklórico paraguaio ALMA GUARANI residente em Sao Paulo

A razão que o Dia do Folklore é comemorado em 22 de agosto podem ser encontrados na pessoa que cunhou a palavra “folklore”: o Inglês William John Thoms antropólogo, que cortou uma palavra curta “sabedoria popular é” a frase (conhecer as pessoas ) para se referir a esse conhecimento cultural, o folklore que é passado pelo povo de pai para filho.

Entre a polca, a chipa, e o mbejú, elementos característicos do Paraguai “folklorico” especialmente o dia 22 de agosto é comemorado a identidade paraguaia, os aspectos da vida que tornam únicos os paraguaios. A polca GALOPERA, escrita por MAURICIO CARDOZO OCAMPO, é uma canção típica do folklore paraguaio.

LETRA ORIGINAL da GALOPERA escrita no ano 1.957

O paraguaio Mauricio Cardozo Ocampo autor da GALOPERA

En un barrio de asunción, Gente viene gente va
Ya está llamando el tambor, La galopa va a empezar
Tres de febrero llegó y el patrón Señor San Blás
Ameniza la función la banda de trinidad.

Debajo de la enramada, ya está formada la rueda
Y sale la galopera la galopa a bailar
Luciendo el kyguá verá, zarcillos de tres pendientes
Anillos siete ramales y un rosario de coral.

Galopera baila tu danza hechicera, galopera mueve tus plantas desnudas
Cimbreando la cintura en tu promesa de amor.
La morena galopera de la estirpe indolatina
Luce dos trenzas floridas y viste el typoi yeguá

Sobre su cabeza erguida lleva un cántaro nativo
Agua para el peregrino la hermosa mita cuñá.
Y así; sigue la función al compás de la galopa
Suenan alegres las notas estridentes del pistón
Mientras se oye el zumbido del bombo
y los platillos va quejándose el trombón
y redoblando el tambor.

Galopera sigue tu danza hechicera, galopera soy tu ardiente soñador
Dame un poco de agua fresca de tu cántaro de amor
Dame un poco de agua fresca de tu cántaro de amor.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Eventos, Guarani e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para 22 de agosto DIA DO FOLKLORE PARAGUAIO

  1. Jacyr Rosa disse:

    Eu adoro musica paraguaia

  2. paraguaiteete disse:

    Oi Jacyr! haverá uma festa paraguaia em Valinhos. Veja o convite no blog…
    Sds

  3. airton disse:

    Amo o Paraguai, amo a Perla e a musica do Paraguai. Já fui lá mais de mil vezes, cada vez admiro mais este povo, que vive sua vida sem se meter na vida dos outros, sem fiscais para regular a vida de cada um, cada um fazendo o que quer com o maior respeito pelos outros.
    Só tenho reclamação contra a polícia, que procura extorquir motoristas brassileiros. No mais, tudo legal. Viva o Paraguai, e principalmente viva a Perla, maravilhosa, embaixatriz número um do querido Paraguai.

  4. neri e gean disse:

    folclore e a minha paixao

  5. Oscip Guarany, he´i: iporã ko tembiapo omopu´ãva Paraguay teeté

    A NOVA ERA DO MUNDO GUARANI

    OSCIP GUARANY participou do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

    Pela primeira vez na história após 500 anos, representantes da
    Organização OSCIP GUARANY do TEKÓ ÑEMOINGÓ (Fazer Reviver a Vida) –
    Programa para o desenvolvimento da Nação Guarani participou do grande
    Evento – Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

    Pemaña mi ko tembiapo re!

    https://www.facebook.com/oscip.guarany.5
    https://twitter.com/oscipguarany

    Rombo ajé ko pe ne rerembiapó!

    Antonio Cabrera Tupã
    Vice-Presidente da OSCIP GUARANY
    oscipguarany@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s