Músicas natalinas em harpa paraguaia no Brasil

Luis Bordón é um harpista paraguaio que morou muitos anos no Brasil. Nasceu na cidade de Guarambaré, no Departamento Central, Paraguai, no dia 19 de agosto de 1926. Desde a mais tenra idade, com total apoio dos pais, demonstrou enorme interesse em aperfeiçoar sua técnica com o manuseio da harpa, instrumento através do qual, graças ao seu empenho nos estudos, conseguiu atingir um grau elevadíssimo de excelência, com o qual garantia performances de rara qualidade.

Uma pessoa que qualquer cidadão paraguaio residente no Brasil pode ficar orgulhoso, é deste compatriota que com a sua arte e a sua harpa alegram todos os locais onde são tocadas as diferentes canções natalinas. É comum ouvir no Brasil, nesta época de novembro e dezembro varias interpretações musicais de Natal, ejecutadas na harpa paraguaia de Luis Bordón. Ouça algunas delas.

Coração de Natal / Feliz Ano Novo / Jingle Bells / Natal das Crianças / Natal em Paz / O Velhinho / White Christmas.

Com o tempo, tornando-se também compositor, passou a ser um ídolo para seu povo, além de admirado e respeitado em todo o mundo. Suas apresentações absolutamente impecáveis comoveram gerações e fizeram com que o seu instrumento passasse a ser chamado de “harpa paraguaia”, uma denominação que tem o peso de um elogio definitivo. Seguramente, mesmo que não soubesse estar ouvindo uma performance de Luis Bordón, muitos foram os que já se emocionaram ouvindo músicas natalinas interpretadas pelo mestre da harpa.

Clique nos títulos das músicas e aprecie o talento de Luis Bordón:

Adios_Muchachos / Alma Llanera / Amapola / Angelitos Negros / Aquellos Ojos Verdes / Beijinho Doce / Besame Mucho / Boleros Inesquecíveis / Boliviana / Boquita de Miel / Canto de Pajarito / Chalana / Danza Paraguaya / Dos Almas – Ultima Noche / El Cigarron / El Reloj / Fantasia Guarani / Felicidade / Galopera / Guarania del Paraguay / India / La_Ultima Noche / Lamento borincano / Mercedita / Mi Cafetal / Moliendo Cafe / Pajaro_Campana / Pensando em Ti / Que Murmuren – Historia de un Amor / Saudades de Matão / Sin Ti / Solamente una vez / Tema de Lara / Toda una Vida / Velha Guilhermina.

Publicado em 04/05/2010 pelo(a) Wiki Repórter Júlio Ferreira, Recife – PE

Jornal do Brasil: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=24127

 

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s