Las Galoperas/As Galopeiras

FRAGMENTOS DE GALOPERA (Fragmentos de Galopeira) é um documentário feito por Renate Costa inspirado na mulher paraguaia, alegre, dançando “la galopa” (os galopes, ritmo musical paraguaio). A dança do galope forma parte de um valioso património cultural que ainda existe no Paraguai em diferentes cidades do pais, especialmente no bairro Ricardo Brugada de Asunción, mais conhecido como La Chacarita, assim como descrito no hino feito pelo Don Mauricio Cardozo Ocampo chamado “Galopera” (No Brasil existe uma versão em Português chamado Galopeira)

Tradição popular que até hoje se conserva no Paraguai

Baile das Galoperas em Asunción, fevereiro 2012

O tradicional festival celebra suas origens em 3 de fevereiro nas comemorações do “Santo padroeiro do Paraguai o Senhor São Blas” e é considerado um patrimônio intangível para os seus ritos, danças e religião popular.

Até hoje, o ritual das galoperas saí para as ruas do bairro asunceno e fluem nas veias de cada galopera (mulher que dança o ritmo musical GALOPERA).

FRAGMENTOS DE GALOPERA, documentario de Renate Costa Perdomo foi inspirada na ideia da artista Liliana Segovia. Ela dura 20 minutos.

FRAGMENTOS DE GALOPERA é uma homenagem ás protetoras dessa tradição. As galoperas reais, as mulheres paraguaias.

foi em "Foi num baile em Asunción, capital do Paraguai onde eu vi as galopeiras"

Dona Nena, 99 anos de edade, a galopeira mais experiente

Menina paraguaia dançando a galopeira, fev. 2012

Fotos: José C. Villalba Carrillo (Paraguay)

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Las Galoperas/As Galopeiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s