Mulher Paraguaia

24 de fevereiro: Dia da Mulher Paraguaia

Mulheres paraguaias com a bandera do país.

Mulheres paraguaias com a bandera do país.

A celebração do dia das Mulheres do Paraguai lembra a Assembleia das primeiras mulheres americanas. Em 24 de fevereiro de 1867, na Praça de Maio, em Assunção, mulheres da capital e do interior de todas as classes sociais, todas com um único propósito, cooperar com a salvação do país, imerso na Guerra contra a Tríplice Aliança.

Mulheres paraguaias, vocês foram como custódia, pedaços de história do meu país. Tua sangue é índia, a tua pele morena, descalça e boa kuñatai

Mulheres paraguaias, vocês foram como custódia, pedaços de história do meu país. Tua sangue é índia, a tua pele morena, descalça e boa kuñatai

Esta Assembleia foi o  primeiro passo para outro encontro histórico: as Damas de Assunção.  Dona Escolástica Barrios de Gill reuniu-se em 10 de agosto de 1867 com 30 mulheres que doaram suas jóias para ajudar a financiar a causa paraguaia. O anúncio deste gesto generoso fez centenas de mulheres em todo o país participar da doação.

A moção para declarar 24 de fevereiro o “Dia da Mulher do Paraguai”  foi proposta pela historiadora Idalia Flores de Zarza, apoiada pela deputada Carmen Casco de Lara Castro, que apresentou o projeto de lei na Câmara dos Deputados. Isto aconteceu em 1974, no mesmo ano em que as Nações Unidas celebraram o Ano Internacional da Mulher.

Em 6 de dezembro de 1974, a Lei foi aprovada por unanimidade pelo Congresso, em seguida promulgada por decreto. A Lei 498 de 18 de dezembro estabelece o Dia da Mulher Paraguaia.  No artigo primeiro está escrito:  “Dia da Mulher Paraguaia o 24 de fevereiro, aniversário da Assembleia das primeiras mulheres americanas, reunido em Assunção, naquele dia, em 1867, com o objetivo de contribuir para a defesa nacional“. Portanto, no Paraguai, há dois dias especialmente dedicados às mulheres, dia 24 de Fevereiro e dia 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres.

Mensagem para todas as mulheres paraguaias

Mensagem para todas as mulheres paraguaias

Mas que linda la paraguaya es PORAITEREI.
Mas que simpática la paraguaya es YUKY.
Mas que luchadoras, las paraguayas son GUAPAS.
Son inspiradoras de las más hermosas guaranias!
Son creadoras del Ñanduti, Ao-poi, Encaje-ju., la Chipa, el Mbeyu y la Sopa Paraguaya.
Bailan descalzas, con botellas en la cabeza y San Juan siempre les dice que SI.

Son lo mejor del Paraguay!

FELICIDADES A TODAS LAS MUJERES PARAGUAYAS!!

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Mulher Paraguaia

  1. leandro disse:

    as mulheres paraguaias são lindas no geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s