Música Primeiro de Março

Letra: Emiliano R. Fernández (paraguaio, Dpto. de Concepción)
Interprete: Grupo Ñamandú (Grupo musical de Asunción)

O vídeo é uma homenagem a data 1 de março, feriado nacional no Paraguai.

Por que se lembra o 1º de Março no Paraguai?

Fonte: Jornal E’a http://ea.com.py/porque-se-recuerda-el-dia-de-los-heroes-el-1-de-marzo

O Governo de Rafael Franco foi decisivo para que o 1º de Março, Dia dos Heróis, fosse comemorado. Em 14 de fevereiro de 1870, o marchal Francisco Solano Lopez e um pequeno contingente de combatentes chegam a um lugar chamado Cerro Corá. É um local cercado pela Serra de Amambai, hoje Departamento (estado) de Amambai.  López e a maioria de seus soldados morreram 15 dias depois. Esta data de 1º de Março é lembrada como o dia da última batalha da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Fato que significa, formalmente, a fim de uma guerra que durou quase seis anos.

Antes deste epílogo formal, Forças Aliadas (Argentina e Brasil) já tinham instalado um triunvirato em Assunção para governar o Paraguai, composto por Cirilo Antonio Rivarola, Carlos Loizaga y José Díaz de Bedoya. Os princípios do novo governo tansitório, protegido pelos vencedores da guerra, foram de ruptura completa com os governos de López e José Gaspar Rodríguez de Francia. Este periodo anterior da história do Paraguai foi considerado “bárbaro e despótico”.

Ao longo dos anos, tomaram força duas posições política e historicamente opostas e que em 1936 acabou com a supremacia de um deles: a que reinvidicava a figura de López e Francia, e a que protestava contra eles. Mas a discussão entre as facções de intelectuais dos partidos políticos como o Liberal, Colorado, Comunistas e Anarquistas girava em torno de tomar partido a favor de López ou contra, os antilopistas. Posições que ganharam visibilidade com a controvérsia entre Juan E. O’Leary (lopista) e Cecilio Báez (antilopista), nos primeiros anos da década de 1900.

Quatro fatos históricos acabam consumando a reivindicação da figura do Marechal  Francisco Solano López como máximo herói nacional.

O historiador Herib Caballero Campos lembrou recentemente num jornal de Asunción que no 1º de Março de 1920 foi convocado uma concentração de massa na qual o então jovem Natalicio González, um dos ideólogos principais do nacionalismo paraguaio, convocou a multidão a ir à casa do presidente para revogar o decreto contra a memória de Francisco Solano López. A resposta do presidente José P. Montero foi que o decreto nunca esteve em vigor e, portanto, não havia nada a ser revogado.”  Este é um fato.

Em 1926, a Câmara dos Deputados homenageia a figura de Francisco Solano Lopez. É a primeira vez  que o Estado paraguaio, depois de mais de meio século do término da guerra, presta uma homenagem a seus heróis.

Um terceiro fato, o mais importante, politicamente é a decisão do governo de Rafael Franco, líder do movimento revolucionário 17 de fevereiro, de declarar como herói nacional a Francisco Solano López, o pai deste , Carlos Antonio López e Rodríguez de Francia.

O último ato histórico de consagração de Solano López como mais importante herói do país é dada num 12 de outubro de 1936, quando o governo febrerista de Franco traslada os restos mortais de seu túmulo de Cerro Corá até o Panteão Nacional dos Heróis.

Com base nesses fatos, é declarado, então, a data da sua morte, em 1 de março, como Dia dos Heróis.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s