A festa do Ñandutí

Ñandutí, a renda paraguaia feita a mão
Ñandutí, a renda paraguaia feita a mão

O festa Nacional do Ñandutí (Nhandutí) é celebrada na cidade de Itauguá há 33 anos e tem como objetivo difundir os valores do artesanato e do folclore paraguaio. O evento oferece exposição e venta de Nhandutís e só apresenta música paraguaia como a polca e a guarania. A festa era realizada nos meses do julho. Este ano o festival foi no dia 3 de março: http://www.abc.com.py/nota/talento-y-solidaridad-en-el-festival-del-nanduti

Ñandutí é uma palavra guarani que significa teia de aranha.

BREVE HISTÓRIA DO FESTIVAL NACIONAL DO ÑANDUTÍ

 anos da Festa do Ñanduti - Paraguai

33 anos da Festa do Ñanduti - Paraguai

 O Festival Nacional está enraizada nas”Peñas Luneras”, organizado no ano de 1969.

O primeiro Festival Nacional de Ñandutí foi realizada em julho de 1970 por iniciativa do Departamento de Turismo, autoridades e moradores locais.

Posteriormente, começa uma história em defesa do Ñandutí que representa a cidade e ao Paraguai, transformando o festival em um dos mais importantes eventos culturais do âmbito nacional. Em 1994, torna-se puramente nacional.

Em 1998, o comitê organizador, composto por um grupo de pessoas de diferentes sectores trabalha forte para o resgate e promoção da cultura paraguaia como o Ñandutí.

Hoje, com mais de 40 anos no calendário festivalero do país, o festival é um evento de significado profundo, de crescente sucesso em uma cidade de cultura simples e hospitaleiro como é Itauguá.

Mulher paraguaia tecendo o Ñandutí

Mulher paraguaia tecendo o Ñandutí

No Paraguai, vestidos de Ñandutí é muito utilizado pelas Misses e pelas noivas no dia do seu casamento
No Paraguai, vestidos feitos em Ñandutí são muito utilizados pelas Misses como também pelas noivas no dia do seu casamento.

Vídeo: Zarzuela paraguaia “A tecedora de Ñandutí”. A opereta é um gênero musical de origem paraguaio criado por Juan Manuel Frutos Pane.
A zarzuela canta a história paraguaia e suas lendas, sua fauna e flora e o folclore o que levou até o palco muitas obras que são peças vivas e vibrantes da vida camponesa paraguaia em particular.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A festa do Ñandutí

  1. elena disse:

    Amo todos que sea de ñandutí 💋😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s