A influência paraguaia em Fael, vencedor do BBB12

 Fael:

Imagem: Fael. Fonte: Tv Globo.

O ganhador do BBB12, Rafael Cordeiro, fala português, espanhol e guarani. Além disso, toma tereré, a bebida nacional do Paraguai. Pois é, ele nasceu e mora numa cidade que faz divisa com o Paraguai, onde vários costumes e tradições paraguaias estão fortemente presentes.

A sua cidade, Aral Moreira, no Googlemaps aparece dentro do territorio paraguaio.  É tanta proximidade, que nessa região parece não existir fronteiras.

http://maps.google.com.br/maps?q=Aral+Moreira+-+Mato+Grosso+do+Sul&hl=es&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=38.088681,86.220703&oq=aral+moreira&hnear=Aral+Moreira+-+Mato+Grosso+do+Sul&t=m&z=13

Aral Moreira é uma cidade pequena do estado de Mato Grosso do Sul e fica a 50km de Capitán Bado e Pedro Juan Caballero, importantes cidades paraguaias que pertencem ao Departamento Amambai.

A origem e o jeito de ser do Fael é tão paraguaio que ele, sem problemas, manteve um bom diálogo com a espanhola Noemí, na língua castelhana, um dos idiomas oficias do Paraguai.

Outra curiosidade que se notou durante o programa foi que Fael, várias vezes, chegou a falar palavras em guarani o outro idioma oficial do Paraguai, fato que foi comentado ao vivo por Jonas: “O Fael, de madrugada, fala em guarani”.

Seus pais, durante a programação, estiveram no Rio de Janeiro onde beberam o tereré, segundo o sítio da Globo, que publicou uma foto flagrando a prática dessa tradição tipicamente paraguaia.

Foto: Pais do Fael. Fonte: Tv Globo.

Pais de Fael tomando um tereré no Rio de Janeiro: http://tvg.globo.com/bbb/bbb12/participante/fael/post/889.html

A origem do tereré é paraguaia, e sua população o consome nas 24 horas do dia.

Sua mãe disse a vários jornais que estava levando tereré para Fael, para ele se refrescar. Comentou também que seu filho será reconhecido no Paraguai.

“BBB 12: mãe de Fael diz que caubói será condecorado no Paraguai”

Veja em: 
http://diversao.terra.com.br/tv/bbb12/noticias/0,,OI5692018-EI19045,00-BBB+mae+de+Fael+diz+que+cauboi+sera+condecorado+no+Paraguai.html

Rafael é um exemplo de como as culturas enriquecem as pessoas, acrescentam e ajudam a construir uma visão maior de mundo. O Fael ganhou a competição e, com ele, a cultura paraguaia, muito presente no estado de Mato Grosso do Sul.

Texto: NCG Paraguay Teete.

Fael festejando seu triunfo no BBB12

Filho da cidade fronteiriça, Fael ergue bandeira do Paraguai que recebeu de fãs. (Foto: Marlon Ganassin)
Fonte: Jornal Campo Grande News

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para A influência paraguaia em Fael, vencedor do BBB12

  1. Aadnumiar Ray disse:

    me encanta demasiada quando alguem represente nuestro Paraguay e nuestros costrunbres

  2. Joel disse:

    Talvez ele consegue até entender alguma coisa do guarany, quanto ao falar é bastante difícil. a maioria de brasileiros que mora na fronteira não sabem e não entendem, até pejoram quando se houve alguém falar em guarany. Mas o rapaz está de parabéns pela vitória no BBB, uma vantagem ele teve nunca escondeu de onde ele veio e sempre falava no estado e na cidade dele alem de Dourados é claro.

  3. Jefferson disse:

    Sou da cidade do Fael e conhece ele e toda sua família a um bom tempo. Quem disse que ele fala guarani e espanhol? De onde tiraram isso? E mais, não tem como um sujeito, que possui como língua materna o português do Brasil, dominar mais duas (espanhol e guarani), sem ter interferências, influencias linguísticas. No máximo “Fael” pode falar, se é que esse dado é verídico, as interlínguas portunhol e jopará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s