Curso de guarani na USP

Aizza Abdala, paraguaia, professora de guarani na USP, Brasil

O curso de Língua e Cultura Guarani da Universidade de São Paulo deu início a suas atividades neste 30 de março. As aulas são gratuitas e ministradas na FFLCH – USP todas as sextas feiras das 12:oo às 14:00 hr (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – sala 206 – Butantã – SP) pela professora AIZZA ABDALA, paraguaia residente em São Paulo. Os aprovados receberão certificado emitido pelo Ateneo de Lengua y Cultura Guarani do Paraguai.

“Foi uma experiência maravilhosa de verdade. Para mim, inesquecível! O interesse demonstrado pelos alunos foi incrível. Nunca havia me sentido tão orgulhosa de ser paraguaia.  É um êxito paraguaio. O nosso país conseguiu levar o seu idioma guarani à maior universidade de São Paulo com o apoio do Núcleo Cultural Guarani Paraguay Teete e do Prof. Mario Ramão Villalba,  com o respaldo do Ateneo de Lengua y Cultura Guarani. Emocionante de verdade… !” (Prof. Aizza sobre a primeira aula do Grupo).

Programa

  • A história da língua no contexto dos países do MERCOSUL e a sua sobrevivência e oficialização.
  • Maitei (saudações). Vocabulário de saudações básicas, pronomes pessoais, palavras e partículas interrogativas.
  • Ñañemonguetavemi (iniciando conversa). Conversação sobre o cotidiano e saudações de acordo com o horário do dia. Discussão sobre regulamentações constitucionais: a Lei de Línguas no Paraguai e a Academia de Língua Guarani.
  • Ñaporandu haĝua (para perguntar). Conversação na cidade em contextos de atividades turísticas. Discussão sobre a cultura dos povos originários no contexto do encontro com as línguas dos colonizadores.
  • Mba’ejerurerã (pedidos). Termos imperativos utilizados como sufixos na construção de cada frase. Discussão sobre a Gramática Guarani atual.
  • Che rete (meu corpo). Vocabulário do corpo humano e variações do uso de acordo com o gênero. Números ordinais e cardinais.
  • Che jere (ao meu redor). Termos de utilidades pessoais na casa e no emprego. Discussão sobre aspectos sociolinguísticos: “O guarani: a luta continua. Apesar da aceitação legal e popular, ainda sofre preconceitos”.
  • Che rogayguakuéra (meus familiares). Ações e expressões relacionadas a membros da família. Discussão sobre a oficialização da língua guarani em regiões de vários países do MERCOSUL.
  • Che roga (minha casa). Posposições que indicam lugares e objetos. Discussão sobre as características da culinária guarani que permanecem atualmente na sociedade.
  • Che rembiapo (minhas tarefas). O uso de advérbios de tempo nas atividades diárias. Discussão sobre costumes e hábitos guaranis.
  • Ñemuhápe (Na hora da compras). Adjetivos demonstrativos e pronomes demonstrativos. Discussão sobre música, poesia e literatura guarani

FONTE: http://almir.blog.com/2012/04/01/onepyru-3%C2%BA-turma-guarani-usp/

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Guarani e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Curso de guarani na USP

  1. Florentin Vera ( TINTIN) disse:

  2. Hola ! Soy brasileño (brasiguayo) necesito hacer un curso de Lengua Guaraní para vivir en Asunción y trabajar como profesor de Portugués. Alguién puede decirme dónde encuentro clases individuales o un curso de este idioma ?
    Grato por la atención, espero respuesta.
    Att. Profe. Laudemir Merlini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s