Conheça o grupo Paraguay Purahei

Paraguay Purahei

Paraguay Purahei

Integrantes:
Romy Martinez I VOZ – Paraguay
Maiara Moraes I FLAUTA TRANSVERSAL – Brasil
Agustin “Chungo” Roy I PIANO E ARRANJOS – Argentina

PARAGUAY: País situado no coração da América do Sul, terra de águas e alma guaraní.
PURAHEI: Palavra que, em língua nativa, significa canção ou cantar.

PARAGUAY PURAHEI é um percurso musical que nos submerge na cultura paraguaia, apresentando ritmos e gêneros que vão da polka à guarânia, com poesias que nos contam sua história através do idioma guaraní, do herdado idioma espanhol e mesmo em “yopara” – forma combinada de ambos os idiomas.

A cantora ROMY MARTÍNEZ na voz, o pianista AGUSTÍN ROY e a flautista MAIARA MORAES convidam o público a conhecer a música de compositores paraguaios como José Asunción Flores, Mauricio Cardozo Ocampo, Hermínio Gimenez, Agustín Barboza, Maneco Galeano – que nas suas canções descrevem o país, suas realidades, lendas, buscam cenas de infância, confortam tristezas e despertam genuinas alegrias.

Os integrantes do grupo reúnen as diversas suas diversas influencias musicais, voltando-se para uma interpretação contemporânea de temas tradicionais do cancioneiro paraguaio, mantendo a sua essência. Os arranjos de Agustín Roy interagem com as histórias e costumes regionais que circundam cada música escolhida para o concerto. A cantora Romy Martínez encarrega-se de explicar os contextos sócio-culturais das canções e de traducir as letras do guaraní ao português , conduzindo o ouvinte ao amplo universo sonoro que representa esta terra.

A música como toda arte, foi e é capaz de estabelecer pontes de amizade entre as nações e mostrar a essência de suas raízes. A história nos conta que os guaranis povoaram os territórios limítrofes de nossos países na antiguidade. Por isso, ainda hoje podemos perceber a profunda influência de seu legado na nossa cultura.

Este projeto reúne músicos das três nacionalidades: PARAGUAI, ARGENTINA e BRASIL. Por isso, além das guarânias e polkas paraguaias o repertorio também inclui “chamamés” e canções que tiveram origem nas regiões de fronteira da Argentina com o Paraguai, e do Paraguai com o Brasil. Além disso, poderá contar com a participação de músicos convidados destas ou outras nacionalidades sulamericanas.

Um encontro que nos aproxima à beleza cultural e à arte que neste singular país se faz, como parte de uma América Latina viva, rica, diversa e forte.

Fonte: Paraguay Purahei http://www.paraguaypurahei.tnb.art.br

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s