475 aniversário de Asunción, capital do Paraguay

Parabéns Asunción!! 15 de agosto, data da fundação da capital paraguaia.

Assunção: Capital e sede da Presidência da República, situada no Palácio do Governo.

Tem os mesmos problemas de outras cidades grandes da América Latina. Mas a cidade possui seus encantos. Na Avenida Mariscal López, além das belas mansões você verá algumas construções espanholas muito antigas, que resistem até hoje.

Os prédios, também no mesmo estilo, tem suas fachadas decoradas num estilo que lembra a Belle Epoqué, mesmo que no piso térreo alguns abriguem pequenos comércios como fast-food. A cidade é muito conhecida por seu comércio barato.

O palácio está de frente para a Baía de Assunción, onde uma fresca brisa assopra em meio a maravilhosas árvores. Apesar de haver uma diferença grande entre ricos e pobres, não há muitos problemas de assaltos e violência, o povo, independentemente da classe social, costuma ser muito hospitaleiro e gentil, sempre pronto para ajudar!

A Igreja da Catedral: A primeira diocese do Rio da Plata é  a de Assunção criada a mediados do século XVI. A atual Catedral foi inaugurada em 1845. Também merece destaque a Casa de Cultura, a Universidade Católica e o Jardim Botânico e Zoológico, que inclui os Museus de Historia Natural, o Indianista e o Histórico.

Barroco Espanhol-Guaraní: A presença jesuítica e franciscana durante a época colonial deixou no Assunção obras de arte de valor notável e um patrimônio arquitetônico declarado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Antigos museus e igrejas estão incluídos nos atrativos componentes do Turismo Cultural e Religioso. Não se pode perder a Rota Jesuítica.

Este percurso, desde o rio Tebicuary até o rio Paraná, tem uma extensão de duzentos quilômetros que conduz às Missões Guaranis dos Jesuítas. Duas delas, Trinidad do Paraná e Jesus do Tavarangue são Patrimônios da Humanidade. Existem povos tradicionais, entre eles o Tañarandy, que celebra a Semana Santa com cânticos de trezentos anos atrás, entoados pelos Estacioneros.

O Caminho Franciscano e do Artesanato seguem as pegadas da Ordem Franciscana. Esta ordem realizou um trabalho de muita importância, já que consolidaram a forma de vida crioula e o uso corrente dos idiomas espanhol e guarani.

Com os jesuítas criaram o estilo chamado Barroco Hispano-Guarani que está representado em belíssimas obras de arte em madeira e prataria, que podem ser vistas nas cidades de Capiatá, Yaguarón, Ita, Altos, Caazapá, Atyrá, Piribebuy e Tobatt todas a poucos quilômetros de Assunção.

Artesanatos: São muitos os povoados de Assunção os que oferecem um magnífico artesanato. Pode-se apreciar sua arte nas cidades de Toabti, Ita, capital da cerâmica; Carepegua, onde se podem encontrar colchas e almofadas de algodão, fabricadas em antigas fábricas; ou San Miguel, considerada a capital do artesanato em lã.

Conheça Assunção – Paraguai

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s