Paraguai celebra hoje o Dia do Folklore

22 de agosto Dia do Folklore no Paraguai

22 de agosto Dia do Folklore no Paraguai

Um dia como hoje, o povo paraguaio celebra sua identidade cultural conservado ao passar do tempo e  através de gerações. Mitos, lendas, costumes, consciência cultural, arte, artesanato e até mesmo a parte gourmet do folklore paraguaio são fatores que persistem na memória popular, mesmo apesar da passagem do tempo.

Leque feito em Pau Santo e Ñandutí, artesania paraguaia

Leque feito em Pau Santo e Ñandutí, artesania paraguaia

A preparação da Chipa, alimento considerado o pão paraguaio e sua elaboração fazem parte do folklore gastronómico do país. É muito típico da cultura popular paraguaia cocinar primeramente a “Chipa Asador ou Chipa Kavuré”, as mesmas são bolinhos feitos com farinha de milho, amido, queijo, gordura, erva doce, leite e ovos.

A Chipa é de origem paraguaia. No Brasil se comercializam nos supermercados

A Chipa é de origem paraguaia. No Brasil se comercializam nos supermercados

Entre a polca, a chipa, e o mbejú, elementos característicos do Paraguai “folklórico” especialmente o dia 22 de agosto é comemorado a identidade paraguaia, os aspectos da vida que tornam únicos os paraguaios.

Paraguai conserva várias tradições como a dança, gastronomia, música, artesanias

Paraguai conserva várias tradições como a dança, gastronomia, música, artesanias

A guarânia paraguaia INDIA faz parte do acervo musical folklórico do país. A guarânia foi introduzida na música popular brasileira através do trabalho de pesquisa realizado por Raul TorresAriovaldo PiresMário Zan e Nhô Pai, em sucessivas viagens ao Paraguai. Torres foi responsável por uma das guarânias de maior sucesso no Brasil, “Colcha de Retalhos”, gravada por Cascatinha e Inhana. A mesma dupla fez um mega-sucesso com outra guarânia, “Índia”, de José Asunción Flores e Manuel Ortiz Guerrero, em versão de José Fortuna. A partir da década de 1940 tornou-se um dos gêneros mais utilizados pelos compositores da música sertaneja como mais uma forma de fazer sucesso. Ganhou mais popularidade a partir da gravação, em 1951, do disco 78 rpm “Índia” (de José Asunsión Flores e Manoel Ortiz Guerrero), que trazia como segunda música a canção também paraguaia “Meu Primeiro Amor” (“Lejanía”), ambas com versão de José Fortuna. Milionário e José Rico também fincaram o ritmo no Brasil, onde a maioria de suas canções são no ritmo de guarânias e huapango, ritmo também latino com influências indígenas.

INDIA, Letra: Manuel Ortíz Guerrero, Música: José Asunción Flores.

India, bella mezcla de diosa y pantera, doncella desnuda que habita el Guairá.

Arisco remanzo curvó sus caderas copiando un recodo de azul Paraná.

De su tribu la flor, montaraz guayaquí, eva arisca de amor, del edén guaraní.

Bravea en las sienes su orgullo de plumas, su lengua es salvaje panal de eiruzú,

collar de colmillos de tigres y pumas, enjoya a la musa de Ybytyruzú.

Montaraz india, manceba de la raza virgen, eva guayaquí.

La silvestre mujer, que la selva es su hogar, también sabe querer, también sabe soñar.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s