Cinema paraguaio captura a vida em “7 Caixas”

O filme foi rodado no Mercado 4, um dos mais frequentados de Asunción
Por Hugo Barrios para Infosurhoy.com — 22/03/2010

Os diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori marcam sua estréia cinematográfica com o filme ‘7 Caixas’, que acaba de ser rodado em Asunción, no Paraguai. (Marta Escurra for Infosurhoy.com)

Os diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori marcam sua estréia cinematográfica com o filme ‘7 Caixas’, que acaba de ser rodado em Asunción, no Paraguai. (Marta Escurra for Infosurhoy.com)

ASUNCIÓN, Paraguai – Víctor, um jovem de 15 anos que ganha a vida carregando mercadorias pelas ruas do Mercado 4, um centro comercial lotado de gente, localizado no centro da capital do país, recebe uma proposta irrecusável.

Ele recebe uma nota de US$100 rasgada ao meio para entregar sete caixas de madeira, e a outra metade da nota ele receberá quando a mercadoria chegar ao destino.

A pegadinha? O jovem, que geralmente carrega nada além de carne, frutas, vegetais, aparelhos eletrônicos e até mesmo móveis, não sabe o que transporta neste último trabalho.

Bem-vindo à vida de um “carreteiro”, os modestos entregadores de produtos para os comerciantes que vendem seus artigos para os milhares de consumidores que se amontoam todos os dias no Mercado 4. Mas o que acontece durante o trabalho de US$ 100 de Victor é o preâmbulo de “7 Caixas”, um filme de Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori, que utilizam mercados poupulares como cenário para sua estréia no mundo do cinema.

“Queremos que o público paraguaio veja o cinema nacional e que sintam o desejo de querer vê-lo novamente”, declararam os diretores em nota.

O enredo do filme é ficção, mas os protagonistas escolhidos por Maneglia e Schémbori certamente dão vida à ficção. Isso porque muitos atores e atrizes, incluindo Celso Franco, que faz o papel de Víctor, foram escolhidos durante entrevista com aqueles que trabalham no Mercado 4.

O patrão de Víctor no filme, personagem de Alberto Ayala, estabelece três regras para Victor, que recebe um telefone celular para seguir as instruções; não ver o conteúdo das caixas e certificar-se de que todas as sete chegem ao destino final com seus conteúdos intactos.

Mas Víctor comete um erro: ele perde uma das caixas, fazendo com que ele contrate companheiros carreteiros para ajudá-lo a localizar o volume perdido em troca de uma parte de seu pagamento..

Schémbori comentou que a maioria dos paraguaios irão se identificar com o filme, que é falado em Guaraní com pouco espanhol, porque irão reconhecer lugares e situações do Mercado 4, que serviu como um “cenário maravilhoso”.

“Nossas expectativas baseiam-se mais do que nunca no público nacional. O filme está voltada para o nosso público. Se ultrapassar fronteiras, ficaremos mais do que felizes, mas se o filme for sucesso no Paraguai, o nosso objetivo já estará cumprido”, declarou Schémbori, cujo filme está em fase de pós-produção e ainda não tem uma data para a estréia.

O trabalho mais difícil foi gravar o filme no Mercado 4, pela enorme quantidade de pessoas que lá frequentam, que é uma espécie de formigueiro quando as pessoas vão às compras. O filme terá legendas em espanhol.

Gravar neste local foi uma desafio enorme”, disse Schémbori. “Mas o número de pessoas, a poluição sonora e visual foi justamente [o que] fez do [Mercado 4] muito rico”

Fonte: http://infosurhoy.com/cocoon/saii/xhtml/pt/features/saii/features/entertainment/2010/03/22/feature-04

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s