Yvapuru no Paraguay, Jaboticaba no Brasil

Assunção, Paraguai: você conhece o chutney de yvapuru?

Chutney de Yvapuru, Restó Kamambú – Paraguai

Por Marcelo Costa de Curitiba, Brasil.

No carnaval deste ano (2012) estive em Assunção, no Paraguai, e procurei nas informações de hotel um restaurante de comida típica paraguaia.

O escolhido foi o Kamambu, um restaurante muito charmoso. Fomos muito bem recebidos e escolhemos um dos pratos com assado da casa, acompanhado de chipa guaçu (Chipa Guazú).

A comida era muito boa, mas o melhor ainda estava por vir. Lendo o cardápio vi que havia dois pratos cujo acompanhamento era o chutney (de manga e de yvapuru). Pedimos para provar o de manga e o chef Vidal trouxe também o de yvapuru… a nossa jaboticaba…

Simplesmente um acontecimento, comer um pedaço de carne com o chutney de yvapuru é “dos Deuses”. A combinação entre o doce e o salgado é perfeita. Até hoje me enche a boca de água ao lembrar. Na saída do restaurante ainda ganhamos do chef um potinho, que trouxemos para o Brasil, com o chutney de yvapuru.

Este prato foi uma criação de Elizabeth Linch, esposa de Solano Lopez, presidente do Paraguai, no século 19.

Madame Lynch, livro de Concepción Leyes de Chaves

Madame Lynch, livro de Concepción Leyes de Chaves

 Se for a Assunção não deixe de visitar o Restò Kamambu. IMPERDÍVEL.

Restó Kamambu. Las Palmeras 4890 e/ Tte Zotti., 595 21 610 594 - Asunción

Restó Kamambu. Las Palmeras 4890 e/ Tte Zotti., 595 21 610 594 – Asunción

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Yvapuru no Paraguay, Jaboticaba no Brasil

  1. Me encanto leerlo en portugues!!!!!Gracias a todos por hacer conocer,lo bello que es mi Paraguay y su gente!!!Porque ahí leí que ellos pidieron de mango y el Chef les sirvió también el de Yvapuru!!! Muy bién 10 puntos para el Chef y la gente que va a nuestro Pais y mira lo positivo de nuestra Bendita Tierra!!!!Hasta pronto!!!CK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s