TERERÉ, patrimônio cultural do PARAGUAI

República del Tereré -  O Tereré é do Paraguai

República del Tereré – O Tereré é do Paraguai

Tradições paraguaias: O tereré é a bebida nacional do Paraguai . O Dia Nacional do Tereré foi criado pelo Congresso Nacional em 2010 através da Lei N ° 4261 e é comemorado todo último sábado de fevereiro. O Tereré é uma bebida refrescante que consiste em uma mistura de água fria com erva-mate (Ilex paraguayensis), ervas naturais (ervas medicinais, popularmente chamados de “yuyos”) e gelo. , uma bebida que é tão típica quanto a língua guarani. A origem do tereré remonta a Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição.

O tereré na Guerra do Chaco (1932 -1935)

O tereré na Guerra do Chaco (1932 -1935)

No Brasil, o tereré foi trazido pelos paraguaios, que entraram pelo país através do estado do Mato Grosso do Sul e depois se espalhou para outras partes do mesmo. Todo ciclo brasileiro da erva-mate do tereré teve início na cidade de Ponta Porã, que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia, depois expandiu-se para outras cidades e estados.

A erva-mate foi descoberta no Paraguai pelo científico suiço Moisés Bertoni, por isso chama-se Ilex Paraguariensis

A erva-mate foi descoberta no Paraguai pelo científico suiço Moisés Bertoni, por isso chama-se Ilex Paraguariensis

O tereré, é um refresco que ajuda a preservar o convívio entre familiares e amigos. É servido frio ou gelado, e consumido sempre, não apenas nos dias quentes. Muitas ervas são usadas para fazer o tradicional tereré paraguaio, sendo as mais comuns a menta’i (hortelã), kapi’i katî, erva de santa lúcia, kokú, cedrón Paraguay, cedrón kapií, cola de caballo (rabo de cavalo) e burrito (burrinho).

Ervas medicinais, herença da cultura guaraní

Ervas medicinais, herença da cultura guaraní

No Paraguai, existem varias indústrias que processam a Ilex Paraguariensis, no mercado existem 42 marcas oficialmente registradas, de ahí resultam 60 produtos de diferentes marcas como: KURUPY, CAMPESINO, PAJARITO, LA RUBIA, INDEGA, COLÓN, ect.

Várias marcas de erva mate (Ilex Paraguariensis) são vendidas no Paraguai e no mundo

Várias marcas de erva mate (Ilex Paraguariensis) são vendidas no Paraguai e no mundo

O Paraguai exporta anualmente 618.374 quilos de erva mate para países como o Japão, Brasil, Líbano, Estados Unidos, Chile, Síria, Alemanha, Canadá, Bolívia, Espanha, China, Coreia do Sul, Croácia, Israel, Suécia, Taiwan e Uruguai.

No Brasil, os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso conservam a cultura e identidade paraguaia

No Brasil, os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso conservam a cultura e identidade paraguaia

O tereré, é mais que uma bebida, é uma identidade cultural dos paraguaios.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Guarani e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para TERERÉ, patrimônio cultural do PARAGUAI

  1. Pingback: Tereré delivery em Cidade del Este | PARAGUAY TEETE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s