Paraguai cria orquestra com instrumentos feitos de lixo

BBC Brasil, 29 de dezembro 2012

Uma orquestra no Paraguai está causando sensação na América do Sul em que se apresenta devido aos instrumentos que ela usa – todos materiais encontrados no lixo.

A Orquestra de Instrumentos Reciclados, de Cateura, no Paraguai, reúne jovens músicos de uma favela que se valem das toneladas de detritos jogados em uma lixeira na região onde vivem.

O criador da orquestra, Favio Chávez, afirma que a música faz com que as crianças locais se mantenham distantes de potenciais problemas.

”Aqui há muita droga, consumo de entorpecentes, álcool, violência e trabalho infantil. Ninguém imaginaria que num lugar desses crianças pudessem aprender valores, mas que a orquestra é como uma ilha”, comenta Chávez, que criou a orquestra há cinco anos.

Eles intrepretam desde clássicos até canções pop, utilizando violinos, violoncelos e instrumentos de sopro feitos a partir de materiais como tambores de metal, tubos galvanizados e latão.

Agora, a orquestra se prepara para excursionar pelos Estados Unidos e também será tema de um documentário.

Foto BBC BRASIL: Confira o vídeo sobre a Orquestra de Materiais Reciclados, formada por jovens de uma favela no Paraguai, que só utiliza instrumentos feitos de lixo   http://bbc.in/Ue33j6

Foto BBC BRASIL: Confira o vídeo sobre a Orquestra de Materiais Reciclados, formada por jovens de uma favela no Paraguai, que só utiliza instrumentos feitos de lixo http://bbc.in/Ue33j6

Confira o vídeo sobre a Orquestra de Materiais Reciclados, formada por jovens de uma favela no Paraguai, que só utiliza instrumentos feitos de lixo http://bbc.in/Ue33j6  

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Paraguai cria orquestra com instrumentos feitos de lixo

  1. Patricia Lazarotto disse:

    Soy brasilera e vivo en ciudad del este hoy w visto un reportage sobre la orquestra de Asuncion que hacen inatrumentos de vasura , me quede muy emocionada e me gustaria saber como entrar en contacto con ellos porq quiero donar un violino para este ejemplo de projeto. Por favor se possivel me mande el contato de ellos muchas gracias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s