Programa de tv não mostra a verdadeira Sopa paraguaia

Por: Patricia Rivarola. Integrante do Grupo Folklórico Alma Guaraní.

No dia 09 de janeiro de 2013, no programa “Mais Você”, emitido pela TV Globo com apresentação de Ana Maria Braga, falou-se sobre a Sopa paraguaia, relacionando a matéria com o ganhador do BBB 12, Fael.

A participação de Fael foi interessante. Em um momento, quando ele mostrava seu dormitório repleto de presentes dados por seus fãs, pôde-se notar uma bandeira paraguaia (vermelho, branco e azul) estendida sobre a cama.

Mais adiante, o ex-BBB é filmado degustando a famosa Sopa paraguaia, uma de suas comidas prediletas, o que serviu, justamente, como pretexto para se falar deste prato.

No estúdio, Ana Maria Braga e seu companheiro de programa, Louro José, ficaram surpresos com o prato e perguntaram como uma sopa poderia não ser um caldo, mas, sim, um “bolo ou uma torta”, de consistência mais sólida. Foi aí que a apresentadora mostrou a “sopa” que fizeram no estúdio, convidando Louro José a experimentar um pedacinho do bolo que pouco lembrava a verdadeira Sopa paraguaia. A receita comentada, por si só, já era bastante diferente do que a gente costuma fazer no Paraguai.

A tradicional Sopa Paraguaia

A tradicional Sopa Paraguaia

A questão é que falaram muito pouco da história desse prato típico e importante para a população paraguaia. Os comentários sobre uma sopa “dura” e pouco saborosa para eles foram feitos de uma maneira um pouco sarcástica, o que, de certo modo, deprecia este que é o prato mais tradicional dos paraguaios, cuja história cruza gerações e passa de avós para netos, de mães para filhas e assim por diante.

Nós somos apaixonados por nossos costumes e tradições familiares. Por isso, nosso sentimento foi de tristeza, pois Ana Maria Braga não soube aproveitar o momento para falar do Paraguai com respeito e cordialidade.

O Mato Grosso do Sul é hoje território brasileiro, mas cheio de costumes paraguaios.

A apresentadora poderia ter aproveitado a oportunidade para mostrar a todo o Brasil o intercâmbio cultural existente entre os nossos povos.

Vencedor do BBB12 ensina receita da Sopa Paraguaia e mostra sua fazenda: http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/videos/t/editorias/v/fael-revela-que-coracao-pertence-a-egua-jade-enquanto-nao-encontro-mulher/2334613/

Patricia Rivarola, não é paraguaia de nascimento, é brasileira, filha e irmã de paraguaias e tem raízes no Paraguay. Integrante do Grupo Folklórico Alma Guaraní 

 

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Programa de tv não mostra a verdadeira Sopa paraguaia

  1. margareth disse:

    gostaria de saber como se faz essa sopa paraguaia meu pai fazia muito quando eu era criança.Agora procuro a receita e não acho.

  2. paraguaiteete disse:

    Oi Margareth!! tudo bom?
    A Sopa paraguaia tem ingredientes que só no Paraguay você vai achar para obter a Sopa verdadeira.
    Você vai precisar:
    Farinha de milho natural e fresco (em SP a gente não acha, não sei se no interior tem)
    Queijo Paraguay (aqui pode reemplazar por queijo meiacura)
    Leite
    Óleo de milho
    Ovos
    Cebola
    Manteiga ou margarina
    Sal

    Regogar a cebola na manteiga e logo misture a farinha de milho com o leite queijo, bata os ovos e acrescente junto ao óleo, sal. Leve ao forno quente, deixe por 20 minutos.

    Conte para a gente como saiú a Sopa…Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s