Encarnación, a nova “pérola” do turismo no Paraguai

Agencia EFE

Praia de Sao Jose, Encarnación, Paraguay

Praia de Sao Jose, Encarnación, Paraguay

Encarnación, a terceira cidade econômica do Paraguai, situada ao sul de Assunção e contígua com a cidade argentina de Posadas, se transformou nesta temporada de férias de verão na “pérola” do turismo deste país sul-americano.

Os hotéis abarrotados e as residências que servem como hospedagens não são suficientes para abrigar os cerca de 50 mil visitantes.  Conhecida como a “Pérola do Sul” e que em 25 de março celebrará 398 anos de fundação, Encarnación passou de polo de comércio a destino de veraneio dos paraguaios e alguns turistas, principalmente da Argentina.

Localizada a 370 quilômetros de Assunção, essa próspera cidade abriga uma série de fatores que a tornam única no país, como sua costa, na ribeira do Rio Paraná, fronteira natural entre Encarnación e Posadas.

Panorama da cidade de Encarnación

Panorama da cidade de Encarnación

A faixa litorânea, aberta há um ano e meio, é dotada de passeios pedestres e áreas de recriação, abrange 27 quilômetros e abriga três praias de areia branca, nas quais os aldeões e turistas buscam aproveitar o intenso calor.

A Costa de Encarnación foi construída no marco dos trabalhos complementares do aumento da cota do reservatório da represa hidrelétrica de Yacyretá, administrada por Paraguai e Argentina. Para fazer o reservatório, foi necessário derrubar edifícios emblemáticos de mais de três séculos de vida, o que gerou uma série de críticas e reivindicações por parte de grupos civis que protestaram dizendo que os prédios eram patrimônio da cidade.

A diretora de turismo do município de Encarnacion, Verónica Stefani, disse à Agência Efe que essa transformação abriu passagem a uma nova cidade que contra com uma infraestrutura surpreende e atrai turistas, já que o resto do país não conta com esse tipo de projetos. O auge de Encarnación também foi motivado pela falta de outros centros de veraneio no país e pelo fechamento, devido à contaminação das águas, de vários balneários.

Esse é o caso do emblemático lago Ypacaraí, fechado pelas autoridades desde setembro diante da grave poluição por algas tóxicas e outros resíduos detectados. O Ypacaraí, imortalizado em música por Julio Iglesias, abrange as localidades de San Bernardino, Areguá e Ypacaraí, antigos e principais pontos de encontro do verão.

Miss Paraguay participando dos carnavais de Encarnación.

Egny Eckert, Miss Paraguay 2012, participando dos carnavais de Encarnación.

Outro dos atrativos nestes meses é o “Carnaval da Encarnación”, que é realizado desde 1916 e que se transformou no epicentro das celebrações no Paraguai. “A nossa alta temporada ocorre, principalmente, nos quatro fins de semanas nos quais acontece o carnaval. O povo respondeu maciçamente com alegria e loucura nestes quatro fins de semanas de festas”, declarou a encarregada de turismo.

Verónica lembrou que Encarnación também conta com pontos históricos e museus que guardam os vestígios da passagem das missões da Companhia de Jesus pela região, assim como restaurantes e fazendas rurais que oferecem o melhor da gastronomia local.

Itapua, Missoes jesuíticas, moradia dos indios guaranies

Encarnación registra diariamente a entrada de cerca de 23 mil pessoas provenientes da Argentina através da ponte San Roque González de Santa Cruz, que passa sobre o Paraná, das quais cerca de três mil pernoitam nos hotéis e hospedagens da cidade, segundo resenhou Verónica.

Quanto às rendas no setor turístico, Verónica comentou que, de acordo com as projeções, espera arrecadar nesta temporada – que se iniciou em dezembro e será concluída no final de março – cerca de US$ 80 milhões. “É um número muito importante que serve para dinamizar a região”, destacou Verónica, que convidou os turistas a darem um passeio pela nova “pérola” do turismo paraguaio.

Pousadas em Carmen del Paraná

Pousadas em Carmen del Paraná, perto de Asunción.

Fonte Terra Brasil: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/encarnacion-a-nova-perola-do-turismo-no-paraguai,d04521bd679dc310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Encarnación, a nova “pérola” do turismo no Paraguai

  1. Pedro Sosa Alarcón disse:

    Paraguai é um país, que ficou pra trás por causa do extermínio sofrido há pouco mais de 100 anos, pelos propríos povos que os menosprezam, mas aos poucos se está reerguendo de novo. O povo de Encarnación estão de parabéns pelo grande empreendimento, e saber que o turismo organizado é uma grande arma economica. Saudações aos meus conterrâneos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s