Tereré no Ibirapuera

Terere Ibirapuera1

O evento reuniu a comunidade paraguaia residente em São Paulo no sábado 23 de fevereiro para celebrar o Dia Nacional do Tereré no meio de polcas e guaranias e falas em guarani e espanhol.

Recentemente, o Congreso paraguaio promulgou uma lei para proteger e conservar esta antiga tradição paraguaia.

 LEY 4261 TERERÉ

Ley Nacional

No Paraguay, o tereré é consumido pela força da tradição quase 24 horas ao dia e para recordar a data, teve até camiseta da 2da. edicão da festa.

Monica camiseta

No Ibirapuera, os paraguaios compartilharam a bebida entre os presentes, também contaram com o tradicional tereré rupá, ervas medicinais, e erva mate da marca Selecta, vindos do Paraguai para prestigiar a 2da. edição da festa paraguaia.

Terere Ibirapuera2

Teve a presença da poetiça brasileira Ana Regina Carnevalli Parra que dedicou uma poesía em homenagem da colectividade paraguaia residente no Brasil:

Chegaram aos poucos com coragem para dar graça a esta cidade. Superam cada dia barreiras de várias naturezas. Estudam e investem nesta terra; acreditam fazer dela extenção á Pátria tão querida. Incorporam costumes, se integram ás familias, compartilham e sabem viver em comunidade. Com o seu canto harmonioso e vibrante colorido, trazem imagens de pura arte e cultura natural das suas raízes.

Hoje, dia do TERERÉ realizam um brinde ao convívio em harmonía na cidade que os abriga; a alegria contagia. Com fé em Deus e esperança no futuro,fazem parte dos construtores do bem estar da humanidade”.

Parabéns a todos os irmãos paraguaios. 23/ 02/ 2013 Ana Regina.

Fonte: http://www.facebook.com/TerereBebidaOficialDelParaguay?fref=ts

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tereré no Ibirapuera

  1. Muchas gracias amigos de Paraguay Teete!!!Fué un gusto compartir con los residentes y amigos Brasileros una tarde con una de nuestra tradición más famosa!!El Tereré!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s