Bala de canhão das tropas brasileiras de 1869 segue caindo em Asunción

Por Rodrigo Houdin – Jornal Ultima Hora

Durante as obras de restauração realizadas no Palácio de López, registraram-se importantes descobertas históricas. Pinturas de época, gráficos, escritos e, inclusive, uma bala de canhão que data de 1869. O edifício de 120 anos ainda esconde vestígios de sua história.

Bala

A última descoberta no Palácio foi uma bala de canhão, que caiu de uma das vigas carcomidas por kupi’i (cupins). Esta é uma prova do bombardeio que sofreu o edifício por parte das tropas brasileiras em 1869, que logo ocuparam o local como quartel.

“O trabalho de restauração traz à luz as provas de várias lendas relacionadas ao edifício”, mencionou o diretor das obras, arquiteto Carlos Cataldi, durante uma visita pelas instalações da casa de Governo. O mesmo indicou que, à medida que avançam os trabalhos, acumulam-se descobertas de elementos históricos.

Cataldi

Nas paredes do Palácio se apreciam gráficos e escritos antigos, que ficaram sepultados sob as sucessivas camadas de pintura, explicou o arquiteto.

Os restauradores descobriram que os pilares principais da estrutura, na realidade, são de madeira e se encontram recobertos por um reboco.

Segundo mencionou Cataldi, o valor do Palácio de López é imensurável, devido à importância histórica que tem. “Se nós, paraguaios, perdermos este monumento histórico, perderemos nossa identidade”, agregou.

Obreros

“A cor original do Palácio de López é de rosa e as janelas, verdes. Vamos tentar deixar os mesmos tons, o mais similar possível às suas origens”, mencionou Cataldi.

Cataldi deu explicações sobre os trabalhos realizados durante uma visita pelas instalações do Palácio de Governo, nesta quinta-feita.

Um morto maquiado

Segundo Carlos Cataldi, o Palácio de López é como “um morto que foi maquiado”. Ele explicou que durante vários anos o mesmo foi submetido a remodelações, mas a estrutura não recebeu manutenção.

“O edifício necessita muito mais do que uma simples reforma, há infiltrações, reparos mal feitos, desordem no sistema elétrico. Aqui há quatro vezes mais para se fazer do que se pensava desde o início das obras”, indicou.

Cataldi explicou que, embora as obras, a princípio, implicariam em um investimento de 9 bilhões de guaranis, agora o custo dos reparos é indefinido.

“A intenção do presidente Federico Franco é deixar isso terminado até o dia 15 de agosto, pelo que se trabalhará inclusive de noite”, afirmou.

Palacio

Segundo historiadores, o Palácio de López foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1892, em razão do IV Centenário de Descobrimento da América, após ter permanecido cerca de 20 anos abandonado.

Apesar de o edifício levar o nome de Palácio de López, Francisco Solano López nunca pôde habitá-lo.

Fotos: César Orué – Jornal Ultima Hora.

Encontram objetos históricos no Palácio de López: http://www.ultimahora.com/notas/602242-Hallan-objetos-historicos-en-el-Palacio-de-Lopez

Inauguración-Palacio-de-López

Foto da inauguração do Palacio em 12 de outubro de 1892 sem o Marechal Francisco Solano López morto pelas tropas brasileiras no ano 1870.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s