O papa Francisco e seu elogio à mulher paraguaia

jorge-mario-bergoglio-participando-en-un-acto-de-la-comunicad-paraguaya-en-buenos-aires-donde-es-muy-apreciado-efe_595_425_145820[1]

Paraguay.com (14 de março de 2013)
O então arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Bergoglio, hoje papa Francisco, oficiou uma missa pela Virgem de Caacupé, na qual alabou a paraguaia.

Quando ainda era primado da Igreja Católica argentina, o atual sumo pontífice encabeçou uma missa em homenagem à Virgem de Caacupé, cuja imagem recebeu e benzeu em sua chegada à catedral.
Em sua homilia, Bergoglio recordou o enorme afeto e devoção que o povo paraguaio tem por ela. “Ela é paraguaia, de Caacupé. Não há paraguaio que não tenha apreço por ela”, recordou o flamante sucessor do apóstolo Pedro. Do mesmo modo, recordou que por sua coragem para enfrentar a injustiça e fazer frente aos interesses internacionais, “em toda a América, a mulher paraguaia é a mulher mais gloriosa”, destacou Bergoglio.

Trecho da fala de Jorge Bergoglio, então cardeal:

Papa Caacupe

“Isso não está no Evangelho, mas está na história. Ela é paraguaia, de Caacupé, e não há paraguaio que não tenha apreço por ela. Vocês sabem que em toda a América, a mulher paraguaia é a mulher mais gloriosa. Não porque tenha estudado mais do que outras… Porque essa mulher, a mulher do Paraguai – vocês, mulheres paraguaias que estão aqui –, soube assumir um país derrotado pela injustiça e pelos interesses internacionais. E ante essa derrota, levou adiante a pátria, a língua e a fé. E a Virgem, ao tomar a cidadania paraguaia sob o nome dos milagres de Caacupé, disse que também está disposta a nos ajudar a levar adiante a pátria, a língua – ou seja, a cultura – e a fé. É a mãe da fé. Por isso é duplamente gloriosa essa imagem. Por ser a mãe de Deus e por ser paraguaia, de modo que o mínimo que merece é uma salva de aplausos.”

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s