The New York Times destaca os atrativos de Loma San Jerónimo

O meio, um dos mais influentes do mundo, fez menção ao ambicioso projeto que os habitantes desta pequena urbanização – a 5 minutos de Assunção – começam a explorar com êxito.
Fonte: Última Hora, 23 de abril de 2013. Tradução livre.

532165_497787890284556_989861844_n

A primeira impressão do jornalista norte-americano Seth Kugel de Assunção tem sabor de chipa asador. Uma chipa preparada no tatakua de uma casa particular de Loma San Jerónimo, que lembra os marshmallows que tantas vezes vimos nos filmes de Hollywood.
O jornalista viajante caminhou pelas ruelas do primeiro bairro turístico da cidade e outros locais históricos do microcentro da capital para descobrir suas particularidades.
Em sua nota, fez-se menção às coloridas casas de sanje, seu estilo acolhedor e a transformação desta urbanização em um mercado organizado nos finais de semana.

529308_497785000284845_694645717_n

Chamou-lhe a atenção a chipa assador ou Kavuré, com um tostar surpreendentemente parecido com o de um marshmallow em uma fogueira.
“Depois de enrolá-la em um palito, insira-a um pouco mais para dentro da borda em forma de ovo, rodando-a lentamente. Aproxime-a do fogo e a camada exterior se queimará (não exageradamente). Gire-a o suficiente para que toste bem enquanto cozinha por dentro, até que fique pronta para ser retirada do palito e comida quente”.
Assim descreve Kugel este “ritual” culinário de delicioso prato de tembi’u paraguái para os seus leitores em seu blog no New York Times, um dos meios mais influentes do mundo.
A chipa apo visitada é Dona Jacinta Leguizamón, quem tem uma cantina inaugurada na Semana Santa, ocasião na qual preparou chipa, sopa e chipa guasú.

168562_489763417753670_2043352959_n

“Eu não estava lá por acaso”, comenta o jornalista, referindo-se a Loma San Jerónimo como o “local de um projeto nascente”, impulsionado pela Secretaria de Turismo e pelos vizinhos para promover o bairro, “que, de alguma maneira, escapou do sistema de rede que caracteriza o centro de Assunção”, eliminando o tráfego veicular e, assim, fazendo de suas ruelas locais ideais para que brinquem as crianças e passeiem os visitantes.
Desse modo, Loma San Jerónimo se converte no primeiro bairro turístico de Assunção a ser divulgado em um blog do New York Times.

537110_499832316746780_1852529041_n

ORGULHO. “Estamos muito orgulhosos de nosso bairro. Gostamos que conheçam nossos costumes e forma de vida no estrangeiro. Gostamos que San Jerónimo seja visitado por turistas de outro país”, expressou Ruth Sánchez, vizinha da urbanização que fica a 5 minutos do microcentro.
A moradora comentou que em uma tarde chuvosa chegou uma pessoa com sotaque norte-americano. Desconheciam que Kugel era jornalista. Os vizinhos o acompanharam e falaram sobre a riqueza e o potencial turístico do bairro.
“Foi o primeiro que comprou uma camiseta de recordação especialmente para os turistas estrangeiros”, recordou.

69093_497787543617924_2095982830_n

Patricia Alvarenga, chefa do Departamento de Turismo Social Educativo, disse sentir satisfação ao ver que todo o esforço que se vem fazendo junto aos vizinhos em Loma San Jerónimo é reconhecido. “O fato de se publicar em um prestigioso meio os avanços do projeto dá orgulho a todos nós”, ressaltou.

Dança paraguaia

Dança paraguaia

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s