O presidente de poucos

horacio-cartes-efrain-alegre-y-mario-ferreiro-los-tres-primeros-en-las-votaciones-presidenciales-del-domingo-pasado-_569_464_162949
Horacio Cartes, Efraín Alegre e Mario Ferreiro, os três primeiros nas votações presidenciais do 21 de abril.

Fonte: Juan Calcena Ramírez, ABC Color, 26 de abril de 2013.
Link: http://www.abc.com.py/especiales/fin-de-semana/el-presidente-de-pocos-565287.html

“Cada povo tem o governo que merece”, diz uma frase. Alguns dizem que quem a cunhou foi um político, Joseph de Maistre; outros, que é anônima. Mas o certo é que o Paraguai, em sua totalidade, não elegeu o presidente que se sagrou ganhador no domingo.

A Direção Nacional de Estatísticas, Pesquisas e Censos (DGEEC) realizou um censo no ano passado, do qual ainda não se têm cifras oficiais. No entanto, uma projeção da entidade permite determinar que não somos menos de sete milhões de paraguaios em 2013, sete milhões dos quais se estima que ao menos 2.500.000 estão abaixo da linha dos 18 anos, necessários para se inscrever no Padrão Eleitoral paraguaio.

Então, a cifra estimada de potenciais votantes de fixa em cerca de 4.500.000 pessoas. De 2008 a 2012 houve, com a aprovação da inscrição automática e dos votantes paraguaios no exterior, 654.333 novos potenciais eleitores. A cifra final de habilitados para o domingo passado foi de 3.516,273, mas só votaram 2.391.790, de acordo com os dados preliminares apurados até agora através do TREP.

Segundo os cálculos, da população votante ativa, somente 53,1% elegeram um presidente no último domingo. Se são retirados os votos nulos e brancos, a cifra fica em 50,2%.

Muitos, especialmente os funcionários do tribunal eleitoral, considerarão esta cifra como um progresso. Um progresso mentiroso, porque, mesmo sendo maior do que a das eleições de 2008, há que se levar também em conta que a quantidade de novos inscritos aumentou. Observemos que a participação aumentou também em 3 ou 4% em comparação com cinco anos atrás.

Aqui não importa a cor. Se ganhasse Alegre, Ferreiro ou Carrillo Iramain seria igual: o presidente do Paraguai somente é eleito por pouco mais da metade da população votante ativa. Se tomamos como base toda a população paraguaia (sim, entendemos que os bebês não votam), a quantidade de paraguaios que votaram é de apenas 34%.

Hoje ocupa o cargo de presidente o colorado Horacio Cartes, um presidente que teve 45,8% dos votos. O apoio de 1.095.469 paraguaios que confiaram nele, no entanto, representa apenas 15,6% da população total do Paraguai.

1649_502751596451612_1943637952_n

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s