O TOQUE DO OBOÉ

cartaz_o_toque_do_oboe_medio

Sinopse
Conta a história de um músico brasileiro que toca oboé. Augusto conhece Aurora, a dona de uma sala de cinema, abandonado, quem o convida a tocar acompanhando antigos filmes mudos…

Contracapa
Uma combinação de comédia, tragédia e romantismo, com uma emocionante mensagem para o espírito. Augusto, um músico brasileiro que viaja de trem, decide ficar em um povoado que parece perdido no tempo. Depois que os povoadores os escutara tocar o oboé, a dona do cinema fechado o convida a acompanhar os antigos filmes mudos para reviver o povo e a memória.

Eltoque

A música e o cinema provocam desde então uma série de fenômenos curiosos que modificam o povoado. Os amores, os ciúmes, as confusões e as iluminações vão transformando personagens tão íntimos, como o comissário Flores, a telefonista Clarita, o velho Don Sosa, a prostituta Rosa e o jovem casal Juana e Pablo, entre outros.

Crítica

“O Toque do Oboé” foi filmado nas cidades paraguaias de Piribebuy, Paraguarí e Pirayú em 1996 e 1997, e disfrutou de um exitoso circuito de festivais de cinema de todo o mundo, entre eles, o Festival Internacional de São Paulo, o Festival Latino-Americano de Cuba, o Festival Latino-Americano de Toulouse, o Chicago Latino Festival, o Film Fest Washington, o Pesaro International Film e o Sydney International Film Festival” (ABC Color).
——————————————–
“Um filme que agrada, tem intenções sérias, está realizado com dignidade e sensibilidade estética, que explicam a boa recepção e os prêmios que recebeu no exterior”. Pontuação **** (Muito Bom) (Jorge Aiguadé: ABC Color)
——————————————–
“Realismo belo e fantasia sugestiva (…) nos enche de orgulho” (Silvio Diaz: La Nación).
——————————————–
“Há de se destacar a excelente fotografia, aliada a uma ambientação e a um cuidado visual que propiciaram cenas de uma alta estética” (Susy Delgado: La Nación).

Eltoque2

“Todo o elenco, dos principais aos extras, é excelente” **** (Muito Bom) (Carlos Fonseca: Revista Manchete)
——————————————–
“No elenco multinacional, Paulo Betti está bem como sempre. Mas os grandes destaques são o ator argentino Mario Lozano e o paraguaio Arturo Fleitas, em uma composição admirável” (Eduardo Souza Lima: O Globo)
——————————————–
“As imagens insólitas (…) e a fábula do músico de algum modo se ajustam bem ao feito de ser uma produção entre Brasil e Paraguai” (Inácio Araujo: Jornal de São Paulo)

Comentários

Filme dirigido por Claudio Mc Dowell no ano de 1998. É uma coprodução do Paraguai com o Brasil. Foi filmado em Piribebuy, Pirayú e Paraguarí.

Neste filme participaram atores do Mercosul. Nesse sentido, menciona-se a participação de profissionais de famosas telenovelas brasileiras, como é o caso de Paulo Olovetti, como também de atores paraguaios, argentinos e um uruguaio, este último que ganhou – com este filme – o prêmio de “Melhor ator coadjuvante” em um festival internacional.

Ficha técnica

Título original: El Toque del Oboe.
Ano: 1998.
Duração: 120 minutos.
País: Paraguai.
Direção: Claudio Mac Dowell.
Roteiro: Hugo Gamarra, Joaquim Assis e Claudio Mac Dowell
Fotografia: Toca Seabra.
Trilha sonora: Wagner Tiso.
Atores: Paulo Betti, Leticia Vota, Mario Lozano, Arturo Fleitas, Graciela Canepa, Miriam Sienra, Jose Luis Ardissone e Humberto Gulino.
Produção: Hugo Gamarra e Claudio Mac Dowell.
Gênero: Comédia Romântica, Comédia Dramática.

El_toque_del_oboe__grande

Fonte: Movies World. Tradução livre.
Link: http://www.moviesworld.com.py/pelicula/el-toque-del-oboe-1

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s