Seminário aborda agenda energética Brasil-Paraguay

Em 20 de maio, Gustavo Codas fala sobre a gestão da Itaipu Binacional
brasilxparaguia2
Em 20 de maio, às 17 horas, acontece no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Unesp o seminário As novas relações Brasil-Paraguai iniciadas nos governos Lula e Lugo. Para abordar o assunto, o economista paraguaio Gustavo Codas é o convidado do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos.

O principal tema a ser discutido é a declaração intitulada “Construindo uma nova etapa da relação bilateral”, assinada em 25 de julho de 2009 pelos então presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, respectivamente do Brasil e do Paraguai. A questão central do documento é a Itaipu Binacional, uma empresa de geração de energia de propriedade dos dois países.
Codas discorrerá, ainda, sobre como os temas da agenda energética deverão se relacionar com outros pontos dos acordos binacionais Brasil e Paraguai na gestão do presidente Horacio Cartes, eleito em 2013.

Sobre o convidado
photo-one

O paraguaio Gustavo Codas é economista formado pela PUC-SP, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas, oferecido em conjunto pela Unesp, Unicamp e PUC-SP. Atualmente é consultor nos temas de agroenergia e economia camponesa paraguaia.

Entre 2010 e 2011 foi diretor geral, pelo Paraguai, da Itaipu Binacional, membro do Conselho de Administração no primeiro semestre de 2012. Foi Ministro-assessor de Relações Internacionais da Presidência da Republica do Paraguai durante o ano de 2009. De outubro de 2008 a janeiro de 2009 foi consultor do Ministério das Relações Exteriores para a negociação bilateral paraguaio-brasileira sobre Itaipu. Entre 1978 e 1983 exerceu o ofício de jornalista em diversos meios de comunicação em Assunção, no Paraguai.
Leia artigo de Codas na revista eletrônica Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo
Eleições no Paraguai: a volta de um passado reciclado

Agenda
Seminário As novas relações Brasil-Paraguai iniciadas nos governos Lula e Lugo.
20 de maio, 17 horas
Praça da Sé, 108 – 3º andar
São Paulo – SP
E-mail: ippri@ippri.unesp.br

Fonte: http://www.ippri.unesp.br/#!/noticia/62/seminario-no-ippri-aborda-agenda-energetica-brasil-paraguai-

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s