Quem era e o que fez o Coronel Benjamin Constant?

Benjamin_Constant_Botelho_de_Magalhães

Praticamente todos conhecemos ou chegamos a ouvir falar sobre uma rua central de Assunção chamada “Benjamín Constant”. Mas quase ninguém ou muito poucos conhecem o porquê dela levar esse nome. Chama-se assim em homenagem ao militar e político brasileiro Tenente Coronel Benjamin Constant Botelho de Magalhães. Mas quem era e o que fez o Coronel Benjamin Constant?

Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu em Niterói, em 18 de outubro de 1833, e faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de janeiro de 1891. Estudou para ser engenheiro militar na Escola Militar do Rio de Janeiro e, em 1860, se formou doutor em Matemática e Ciências Físicas.

Em sua condição de militar e quando a Guerra da Tríplice Aliança estourou, Benjamin Constant também se apresentou para lutar, como todo bom soldado!

Benjamin Constant lutou na primeira linha e pôde ver com seus próprios olhos o horror que é a guerra! Pôde perceber o heroísmo e a bravura dos paraguaios! Cada vez se convencia mais e mais da injustiça que se estava cometendo contra o povo paraguaio.

Foi testemunha presencial das maiores e sangrentas batalhas da Grande Guerra. Tuyuti e Curupayty foram algumas das centenas de batalhas e investidas que empreenderam os filhos do Império contra os descalços paraguaios. Foi testemunha da morte e enterro de centenas de camaradas e amigos.

O Paraguai retrocedia, mas por cada centímetro era muito alto o preço em vida que pagavam os aliados. Os paraguaios retrocediam no campo de batalha, mas não retrocedia seu heroísmo e bravura. Ao contrário, aumentavam!

Chegou um dia em 1867 em que o Tenente Coronel Benjamin Constant já não pôde calar aquilo que sua alma gritava. Atreveu-se a escrever uma carta de protesto ao seu Governo e a seus próprios superiores para protestar. “A história imparcial há de analisar um dia com justa severidade estes repugnantes episódios”, dizia uma parte do protesto. “Todos os crimes que tem sido cometidos aqui, nosso governo, nossos diplomatas e nossos generais”, continuava.

Benjamin Constant foi um grande soldado na guerra e na paz. O povo paraguaio, magnânimo na vitória como na derrota, também lhe rende uma homenagem, a quem teve a coragem de dizer a verdade. E, no dia 16 de junho de 1903, uma rua no centro de Assunção muda seu nome de “Florida” para o de “Benjamin Constant”.

O povo paraguaio não esquece os que o apoiaram em seu momento mais difícil. Viva o povo paraguaio!

Fonte: http://www.facebook.com/pages/La-Guerra-del-Paraguay/245929088827134

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quem era e o que fez o Coronel Benjamin Constant?

  1. Guerra nenhuma se justifica pela razão de intelectuais que a promovem, posto que a maioria a abominam.
    O general presidente, Francisco Solano Lopes Carrilo, com suas razões, causou insatisfação em três países vizinhos, a saber: com o Brasil, Argentina e Uruguai.
    Desgostoso com as altas taxas que o país tinha de pagar para a Argentina, nos transportes de navegações pelo Rio da Prata, achou que poderia conseguir o fluxo naval livre até a Foz do Prata, no Oceano Atlântico e, pra isso, bastaria conquistar Corrientes, através de guerra;
    só que antes, pra mostrar força bélica, invadiu o Mato Grosso e conquistou várias cidades, pois o Exército brasileiro sempre foi fraco. Isso feito, ganhou a antipatia de mais dois outros países.
    O Paraguay, que dentre os países latinos era o mais promissor, o mais próspero e independente, causava insatisfação na Inglaterra que, pela arrogância da rainha Vitória, desejava todos de joelhos a implorar-lhe ajuda financeira.
    Se Francisco López não tivesse sido ganancioso, o Paraguay, sem ter sofrido a covardia de três exércitos e aliados, hoje, seguramente, seria o líder nesse Continente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s