A guerra da Tríplice Aliança na imprensa espanhola

Prensa Espanola
(La América – 27 de setembro de 1865)

Artigo: “Causas da guerra atual no Rio da Prata” – D. Daniel Carballo.

O articulista critica duramente a Argentina e o Império do Brasil e, mesmo que não simpatize com o regime do Paraguai, entende que a luta pela independência e pela integridade territorial deste é justificada, diante de aliados os quais qualifica como “absolutismo disfarçado” e “anarquia despótica com aparências e enfeites de verdadeira liberdade”. Pede pela intervenção europeia para frear as ambições aliadas, já que poderiam afetar inclusive os interesses europeus na América do Sul. Os parágrafos finais do artigo demonstram, além disso, que parte do conteúdo do Tratado já havia sido filtrada.

“De todas as sortes, a guerra ameaça ser emprenhadíssima e mais duradoura do que geralmente crê o vulgo político desses países, ignorante das profundas causas que a determinam. Interesses vitalíssimos e muito atendíveis, como são os que representam a numerosa população europeia estabelecida ali; o cumprimento dos tratados e a conveniência recíproca acerca do livre curso dos rios, redundará à América e à Europa, poderiam ser um motivo fundado para que esta última interviesse na questão, com o nobre e levantado propósito de proporcionar uma paz definitiva a povos sedentos deste benefícios; e para que moderando pelo menos os desastrosos efeitos do combate, pusesse fim e freasse a propensão desorganizadora naquelas latitudes sob os auspícios de um regime que, no íntimo, não é outra coisa a não ser um absolutismo disfarçado, uma anarquia despótica com aparências e enfeites de verdadeira liberdade. A maioria sensata desses países, e maioria dizemos, porque é difícil numerar e fazer o censo dos que se calam, em todas as partes e em todas as horas expressam suas dores, abençoará a mão que lhe outorgue o fecundo dom da concórdia e conjure as tempestades momentaneamente contidas, que encerram os artigos secretos do tratado que, recentemente e em seu proveito exclusivo, acabam de firmar Buenos Aires e Brasil”.

“Temos motivos para crer que a integridade das nacionalidades do Prata não tem sido objeto da veneração destas duas “generosas partes contratantes”.
Quando esta Caixa de Pandora for aberta, ficará ao fundo, como na de Epimeteu, a esperança para os povos do Prata; mas também terá começado para eles seu século de ferro”.

Fonte: http://books.google.com.py/books?id=y9Ma4zNC-ooC&pg=PA127&lpg=PA127&dq=Art%C3%ADculo:+%22Causas+de+la+guerra+actual+en+el+R%C3%ADo+de+la+Plata%22+-+D.+Daniel+Carballo&source=bl&ots=gJ6jRfIb0V&sig=6MBHKqLrmUgz4_G1iSuTHSDDZZI&hl=es&sa=X&ei=b3fIUbmBEYf49QTgmIC4BQ&ved=0CCgQ6AEwAA#v=onepage&q=Art%C3%ADculo%3A%20%22Causas%20de%20la%20guerra%20actual%20en%20el%20R%C3%ADo%20de%20la%20Plata%22%20-%20D.%20Daniel%20Carballo&f=false

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s