Ditam curso de conversação em língua guarani, no Brasil

Una pequena histôria para lembrar cómo começaram as aulas de língua guarani no Brasil. Foi no mês de março de 2011.
Mario USP
Na época, o encarregado das aulas, que finalizaram no mês de junho de 2011, era Mario Ramão Villalva Filho. Na atualidade, suministra as aulas a professora paraguaia, Aizza Abdala.

Leia a materia que um jornal do Paraguai fez a respeito do histórico primeiro curso formal da língua da nação originária de uma vasta região da América do Sul.
Fonte: La Nación, 15 de Março de 2011. Tradução livre.
Link: http://anteriores.lanacion.com.py/articulo.php?dictan-curso-de-conversacion-en-lengua-guarani-en-&edicion=2&sec=10&art=15474

idioma-guarani

O idioma guarani já forma parte da Universidade de São Paulo (USP), do Brasil. Na última sexta-feira, iniciou-se o histórico primeiro curso da língua originária na prestigiosa casa de estudos superiores da capital do estado brasileiro de São Paulo.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP informou que o curso de conversação em Língua Guarani começou na última sexta-feira. O histórico primeiro curso formal da língua da nação originária de uma vasta região da América do Sul é direcionado a alunos universitários, aos graduados e também aos interessados em geral.

“Desenvolver competências comunicativas na língua guarani, falada no Paraguai e em outras regiões do Mercosul, tais como o norte da Argentina, o oeste do Brasil e o sul da Bolívia” é o objetivo desta iniciativa, de acordo com a página da faculdade paulista. O professor encarregado das aulas é Mario Ramão Villalva Filho. O curso terminará em junho. As aulas acontecerão a cada sexta-feira, com duas horas de duração cada.

Vocabulário de sudações e identificação, conversações sobre o cotidiano, linguagem formal e informal nas saudações, vocabulário de acordo com o gênero, localização de lugares e pessoas nas perguntas, ações cotidianas no turismo e vocabulário do corpo humano são alguns dos itens incluídos no curso. A bibliografia utilizada inclui materiais de Bartomeu Melià, Pedro Moliniers, David Galeano Olivera, Miguel Verón, Diego Guasch, Tadeo Zarratea e Eduardo de Almeida Navarro.

VALORIZAÇÃO INTERNACIONAL

“Internacionalmente, há muito respeito com relação ao guarani. Não só pela grande quantidade de pessoas que o falam – de 10 a 12 milhões de pessoas –, mas por sua vitalidade e por seu vigor”, indicou ontem a especialista em guarani Susy Delgado, diretora de Promoção da Língua Guarani, dependente da Secretaria de Cultura.

As fronteiras para o guarani estão sendo desmontadas, com relação ao seu ensino. Não só se oferecem cursos na maioria das cidades do Paraguai, como também é uma disciplina na Universidade de Buenos Aires, além de haver cursos na Bolívia, Espanha e Estados Unidos, assim como na França e na Alemanha. Historiadores de vários destes países contam com amplos estudos e têm planos de difusão deste idioma.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Guarani, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Ditam curso de conversação em língua guarani, no Brasil

  1. JOSE RAMAO VILALBA GONÇALVES disse:

    GOSTEI ! NÃO SABIA DESSE NÚCLEO DA CULTURA GUARANY EN SÃO PAULO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s