Documentário sobre a Guerra, nomeado a um Martín Fierro

O documentário de quatro capítulos “A Guerra do Paraguai – Guerra Guasu”, da TV Pública da Argentina, foi nomeado aos Prêmios Martín Fierro, na categoria Melhor Programa Cultual/Educativo.

Fonte: ABC Color, 24 de junho de 2013. Tradução livre.
Link: http://www.abc.com.py/espectaculos/cine-y-tv/documental-sobre-guerra-del-70-nominado-a-un-martin-fierro-588094.html

Guerra Guasu
/ Canal 7 Argentina

A prestigiosa entrega de prêmios aos melhores do rádio e da televisão argentinos, Martín Fierro, conta este ano com uma produção dedicada especialmente em enfatizar a história da Guerra da Tríplice Aliança, através de quatro capítulos de uma hora de duração.

O programa foi transmitido através do Canal 7, a TV Pública da Argentina, com o intuito de mergulhar fundo na guerra. “Dar nome ao que se omitiu. Povoar de imagens o se quis desterrar da memória. Recuperar as pegadas que sobreviveram à História dos vencedores e seus saqueios. Dar a palavra a homens e mulheres que vivem onde o fogo de uma guerra, injusta como poucas, foi a rajada de História mais certa que os abrasou. Ir ao momento e ao lugar onde o destino de uma Nação e um povo se torceu e ainda hoje é difícil augurar o dia em que retome a senda de justiça e soberania”, diz a sinopse do programa.

A produção contou com a direção de Alejandro Fernández Mouján e Pablo Revero; enquanto que Javier Trímboli teve a seu cargo a investigação e o conteúdo histórico. O roteiro do programa foi escrito por Mariana Iturriza e Fernando Ansotegui, e a música original de Abel Tortorelli.

O programa compete com outros do mesmo canal: “Ecos de minha terra” e “O que foi de sua vida?”.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s