Universidade de Foz oferece pelo 2º ano seus cursos de guarani

Dois módulos, com 25 vagas cada um, ocorrerão amanhã e na segunda-feira, na Unila, com sede no PTI de Itaipu.

Unila

Fonte: La Nación (PY), 10 de abril de 2012. Tradução livre.
Link: http://www.lanacion.com.py/articulo/66563-universidad-de-foz-ofrece-por-2-ano-sus-cursos-de-guarani.html

Ciudad del Este. Agência Regional.- Amanhã, quarta-feira, terão início os cursos de idioma guarani na Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), com sede no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), lado brasileiro ou margem esquerda da entidade. Os cursos são gratuitos, tendo sido convidados para se inscrever não somente aqueles que estudam na Unila, mas toda a comunidade.

As vagas disponíveis são para 25 alunos por módulo, e as inscrições estavam abertas desde a última semana de março. As aulas serão ministradas por alunos paraguaios que estão estudando na citada universidade.

“Este é exatamente o nosso objetivo: fazer com que o que estamos discutindo e implementando dentro da universidade alcance a sociedade que nos rodeia. Por isso, todos estão convidados a participar”, explica a professora da carreira de Letras, Artes e Mediação Cultural da Unila, Maria Eta Vieira.

Trata-se da coordenadora do projeto de extensão “Culturas Guaranis, aspectos socioculturais, diversidade linguística e transmissão do saber”, que é responsável pelos cursos de idioma guarani. Assim indica a página do clickfoz.com.br.

As aulas do módulo um ou básico serão ministradas às segundas-feiras, a partir do dia 16 de abril, e são dirigidas a quem ainda não tem experiência com o guarani.

O objetivo é fazer com que o participante a língua, o som das letras e palavras, a construção das frases e sua influência e importância no continente, em especial, no Paraguai, onde o idioma é oficial junto com o castelhano, segundo informa o clickfoz.

Trata-se de um reconhecimento do idioma. No primeiro módulo, almeja-se que o aluno identifique o idioma guarani, enquanto que no segundo, o objetivo já é reforçar a oralidade, os diálogos e a comunicação entre os participantes, manifestou a coordenadora Maria Eta Vieira. O segundo módulo é dirigido a quem já realizou o primeiro, no semestre anterior, e se iniciará em 11 de abril, às quartas-feiras.

Este é o segundo ano consecutivo que a Unila habilita os cursos de idioma guarani, que têm duração de três meses, com duas horas de aulas por semana. São 20 horas presenciais e 10 horas de trabalhos práticos e de pesquisa, em ambos os módulos.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Guarani e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s