O milagre paraguaio seduz as marcas argentinas

Comercio

Fonte: Alfredo Sainz. La Nación (ARG), 21 de julho de 2013.
Link: http://www.lanacion.com.ar/1602816-el-milagro-paraguayo-seduce-a-las-marcas-argentinas

Há algumas semanas, o Banco Central do Paraguai informou que a economia de seu país fechou o primeiro semestre do ano com uma subida de 14,8% de seu PIB, impulsionada pela soja, que fez com que o setor agrícola completasse nos primeiros três meses de 2013 um crescimento de 47,4 por cento. Para a mesma data, soube-se que as exportações de carne bovina do país haviam aumentado em 51%, fazendo com que, desta maneira, o Paraguai não somente se consolidasse como o nono maior produtor mundial, como também superasse as vendas desse produto à Argentina.

Os espetaculares números da economia paraguaia tornaram propício que cada vez mais empresas argentinas pusessem sua atenção no “sócio mais humilde do Mercosul”, que historicamente havia estado afastado da hora de seduzir os investidores.

O Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai destaca que em 2012 mais de 70 empresas internacionais se radicaram no país.
Sobre a origem dos investimentos, a Argentina ocupa o segundo posto, atrás do Brasil, superando Uruguai, China e Colômbia, que completam o pelotão dos cinco países com maior presença econômica no Paraguai.

ROUPA E COMIDA À CABEÇA

Shopping

O bom momento que vive a economia paraguaia seduz cada vez mais marcas argentinas, e de acordo com um levantamento do estudo Canudas, especializado em franquias, somente no último ano a presença de firmas nacionais no mercado guarani cresceu 38 por cento. Desta maneira, o Paraguai se converteu no segundo destino internacional para as marcas argentinas, atrás do Uruguai, com um total de 62 firmas em operação, e nos principais centros comerciais de Assunção, como o Shopping del Sol ou o Pinedo, as marcas argentinas representam mais de 10% da oferta.

“A maioria das marcas são de indumentária, que concentram 65% da oferta argentina no Paraguai, sendo as principais Kevingston, Portsaid, Jazmín Chebar, Mimo & Co. e Muaa. O setor que os segue é a gastronomia, com Havanna, e Freddo, à cabeça”, explicou Carlos Canudas, diretor do Estudio Canudas.

EM BUSCA DA QUALIDADE

Os empresários argentinos que já se animaram a incursionar em território paraguaio coincidem em destacar o potencial que oferece o novo mercado. “O consumidor paraguaio busca cada vez mais produtos de melhor qualidade e se aproxima mais do consumo de sorvetes artesanais”, indicou Gratton, diretor geral da Freddo, que chegou a Assunção há oito anos e hoje conta com quatro sorveterias em operações, preparando-se para inaugurar a quinta.

“No Paraguai, nos encontramos com marcada coincidência com o consumidor argentino em sua predileção pelo sabor doce de leite em todas as suas variedades”, explicam na rede argentina.

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Os homens de negócios, além disso, destacam que a origem argentina, longe de ser um lastro, resulta na melhor carta de apresentação. “No Paraguai nos sentimos muito cômodos, desde o início tivemos muito bom reconhecimento e predisposição dos meios. Os anunciantes aos quais fomos nos aproximando se interessam por nosso trabalho e desenvolvimento”, indicou Gustavo Quiroga, presidente da central de meios argentina Quiroga, que acaba de abrir um escritório em Assunção.

Na firma destacam, ademais, as menores “barreiras” regulatórias que oferece a praça paraguaia em matéria publicitária. “Uma categoria muito forte em publicidade é a das produtoras de tabaco, que no país não têm restrições em sua comunicação”, indicou Quiroga.

DESTINO DE MODA

O crescimento do mercado interno paraguaio, além disso, fez com que cada vez mais marcas internacionais como Pizza Hut ou a cadeia de venda de artigos eletrônicos Radio Shack priorizassem se instalar em Assunção antes que em Buenos Aires.

O caso mais emblemático, contudo, é o da marca de roupas GAP, que depois de abrir em Montevidéu, anunciou que seu próximo destino na região será o Shopping del Sol, na capital paraguaia.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O milagre paraguaio seduz as marcas argentinas

  1. Fernando Ramon Ferreira disse:

    muito bom,tambem nao gosto dessas pidinhas de mal gosto!

  2. Fernando Ramon Ferreira disse:

    na verdadas ,eu comentava as piadinhas,discriminatoria,que sempre esta na midia brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s