Museu guarda carruagem que pertenceu a esposa do marechal Francisco Solano López

museo-municipal-guarda-las-reliquias-de-la-patria-22049_595_399_1
No Museu Municipal do Quartel da Villa Real da Concepción, exibem-se relíquias de diferentes épocas que marcaram história no Paraguai. O edifício foi construído na época da colônia.

Fonte: Aldo Rojas Cardozo, ABC Color (PY), 26 de setembro de 2009.
Link: http://www.abc.com.py/edicion-impresa/interior/museo-municipal-guarda-las–reliquias-de-la-patria-24491.html

CONCEPCIÓN. O quartel da Villa Real, construído na época da colônia, foi restaurado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI) há uma década. Atualmente, é um museu municipal muito visitado por turistas e estudantes.

Dentro da antiga construção pode-se encontrar a carruagem que pertenceu à madame Lynch, que conserva as duas rodas traseiras que têm o selo do fabricante com o endereço e a inscrição “Paris”. Segundo dados, a carreta data de 1864. O veículo servia para transportar os pertences da esposa do marechal Francisco Solano López.

No museu, também se podem apreciar granadas de morteiro que não explodiram durante a Guerra do Chaco, além de sabres da época da Guerra da Tríplice Aliança, muito bem conservados. Do mesmo modo, podem-se observar no lugar várias pinturas do artista russo Vladimiro Kompanietz.

Uma camisa que pertencia ao sargento boliviano Enrique Bozo, quem foi prisioneiro durante a Guerra do Chaco, se encontra no antigo quartel. Segundo uma publicação de um diário da época, a jaqueta que vestia o soldado boliviano foi presenteada pela firma estadunidense “Standard Oil Company” ao exército do vizinho país.

Visitantes de diferentes pontos do país, como também estrangeiros, chegam ao museu. Os estudantes geralmente realizam trabalhos de pesquisa, apontou Miguel Ibáñez, encarregado do museu.

O local histórico está localizado na esquina das ruas Mariscal Estigarribia e Carlos Antonio López. Está aberto ao público das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, de segunda a sábado.

O quartel data da época da colônia. Quando o Dr. Gaspar Rodríguez de Francia assumiu os poderes plenos da República, fortaleceu-o para poder defender a zona da incursão dos aborígenes e portugueses.

Durante a presidência do marechal López se realizaram melhoras no edifício. Daqui partiu a expedição a mando do Coronel Francisco Isidoro Resquín, com 2.500 homens, que tinha a missão de recuperar o Mato Grosso. No grupo ia o sargento Bernardino Caballero (depois general), quem em 1884, sendo presidente da República, criou o Município de Villa Real.

Leia também: Un acervo de la rica historia de la Villa Real de Concepción
http://archivo.abc.com.py/2007-11-23/articulos/374176/un-acervo-de-la-rica-historia-de-la-villa-real-de-concepcion

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s