Coleção histórica subtraída pelo Império Brasileiro muda de nome

Saqueo de Asunción Paraguay - El Terror de la Triple Alianza 1869

Saqueo de Asunción Paraguay – El Terror de la Triple Alianza 1869

Fonte: Secretaría Nacional de Cultura de la República del Paraguay, 12 de agosto de 2013.
Link: http://www.cultura.gov.py/lang/es-es/2013/08/coleccion-historica-sustraida-por-el-imperio-brasilero-durante-la-guerra-de-la-triple-alianza-cambia-de-nombre-a-pedido-de-la-snc/

Firmou-se o decreto presidencial pelo qual se dispõe a mudança de denominação da coleção de documentos históricos “Visconde do Rio Branco” pelo de “Arquivo Histórico da República do Paraguai”, que se encontra no Arquivo Nacional, a pedido da Secretaria Nacional de Cultura.

Na manhã de hoje (dia 12 de agosto) procedeu-se a assinatura do decreto presidencial pelo qual se modifica o nome da coleção de documentos históricos “Visconde do Rio Branco” pelo de “Arquivo Histórico da República do Paraguai”, mantida no Arquivo Nacional, após uma nota remitida pela Secretaria Nacional de Cultura.

Em seu discurso, a Ministra Executiva, Graciela Bartolozzi, destacou a história do Arquivo Nacional, criado no ano de 1534 por Domingo Martínez de Irala: “o Arquivo Nacional de Assunção, reconhecido como o mais importante do Rio da Prata e um dos mais ricos da América do Sul, documentou a evolução do Paraguai desde seu início, em 1537. Durante séculos serviu de repositório de todos os arquivos e documentos da vida nacional, até que em 12 de agosto de 1869, logo depois que a heroica defesa de Piribebuy, a terceira capital da República, cai por força do Império do Brasil, o arquivo vai para as mãos do exército invasor, que passa a designá-lo como Visconde do Rio Branco, título do então Ministro brasileiro José María Da Silva Paranhos”, manifestou.
Para Bartolozzi, “é hora de fazer justiça. Por isso a mudança do nome, a qual corresponde como uma reparação e, mais do que nada, uma homenagem aos habitantes do Paraguai”. Acrescenta, ainda, que “atualmente, o Arquivo Nacional conta com mais de 2 milhões de documentos escritos, que foram digitalizados recentemente em 80%, com a ajuda da Universidade de Harvard, nas seções cívica, jurídica e histórica, ao alcance dos estudantes e investigadores em um formato acessível, de acordo com as novas tecnologias”.

A mudança veio após a assinatura e leitura de um novo decreto presidencial. Em uso da palavra, o então Presidente da República, Federico Franco Gómez destacou a importância da mudança do nome: “Com estes símbolos pátrios de volta, poder-se-á, de alguma maneira, cicatrizar a ferida que tem o povo brasileiro com o povo paraguaio”.
“Em homenagem à Batalha de Piribebuy, em homenagem à Guerra do 70, em homenagem aos Próceres, desde a Revolução dos Comuneros, passando pela Gesta Emancipatória de Maio, a Guerra Guasú, dos 65 aos 70, a Guerra do Chaco, e em memória de milhares de paraguaios que não viveram este momento, nós, hoje, reclamamos uma vez mais”, sustentou o presidente.
“Com a mesma decência, mas com a mesma firmeza que sempre nos caracterizou, assim como pedimos ao ex-presidente Lula, pedimos à presidenta Dilma – que oxalá os meios possam repetir – a imediata devolução do arquivo militar e civil que ainda está no Brasil e a devolução do canhão Cristiano”, concluiu o mandatário.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s