Línguas do Paraguai presentes no Mato Grosso do Sul

168225_19819_16123

A Colônia Paraguaia de Nova Andradina deu início ao curso de Espanhol e Guarani, totalmente gratuito, que é realizado na sede da Copana, que fica realizada na Rua Luiz Antonio da Silva, 1523.
Esta já é a terceira turma que inicia o curso que teve início no dia 08 do mês de agosto e será finalizado no início de dezembro. A procura dos interessados surpreendeu de forma satisfatória a direção da Copana. “É muito gratificante perceber o interesse não só de jovens, mas da população diversa em aprender nossa língua de origem” pontuou Joselaine Carvalho Bispo. Presidente da entidade, ela disse que já estuda como absorver todos os candidatos e até uma nova sala poderá ser instalada.
“Estamos na fase de discussões para chegar a melhor alternativa possível, e certamente vamos agregar todos aqueles que querem se unir e aprender sobre a nossa cultura”, disse Brazilino Ramos, esposo de Joselaine e articular adjunto da associação.

Segundo os organizadores, a meta seria de 30 alunos, porém, a procura chegou a quase 100. Rejane Maria Santos, 35 anos é um exemplo de quem queria participar, até recebeu prêmio por sua dedicação e insistência para fazer parte da turma “É uma qualificação, vai servir para meu futuro, e mais, estou aprendendo sobre estilo de vida diferente do meu, a começar pelo idioma, tenho certeza que vou crescer culturalmente”, frisou.
Atualmente as aulas estão divididas em duas etapas, em uma quinta-feira, estuda-se Espanhol com o professor Santin, e na outra, Guarani com a professora Rose. Em clima de descontração, as aulas envolvem profissionais de categorias diversas: advogados, psicólogos, comerciários, estudantes e outros.

Atualmente as aulas estão divididas em duas etapas, em uma quinta-feira, estuda-se Espanhol com o professor Santin, e na outra, Guarani com a professora Rose. Em clima de descontração, as aulas envolvem profissionais de categorias diversas: advogados, psicólogos, comerciários, estudantes e outros.

Apesar de parecidas, a língua Espanhol e a Guarani apresentam diferenças acentuadas. “Tem gente que acha que é a mesma coisa, mas não é não, vem participar com a gente e então vão perceber que elas diferem bem uma da outra”, convidou Ramos e ainda citou a lei 11161 de 2005 exposta abaixo.

"Tem gente que acha que é a mesma coisa, mas não é não", diz Brazilino sobre a diferença das línguas (Foto: Márcio Rogério)

“Tem gente que acha que é a mesma coisa, mas não é não”, diz Brazilino sobre a diferença das línguas (Foto: Márcio Rogério)


Fonte:
http://www.novanews.com.br/noticia/cidades/numero-de-alunos-em-curso-de-linguas-da-copana-ultrapassa-o-esperado

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s