Um novo rumo impulsiona a guarânia

Karai. Ricardo Flecha lanza un nuevo proyecto hoy.

Karai. Ricardo Flecha lanza un nuevo proyecto hoy.

Após seu projeto El Canto de los Karai, Ricardo Flecha retorna hoje à cena com sua nova proposta: Donde la Guarania Crece (“Onde a Guarânia Cresce”). O empreendimento busca revitalizar o gênero criado por José Asunción Flores.

Capa

Fonte: Sergio Noé, Ultima Hora (PY), 23 de agosto de 2013.
Link: http://www.ultimahora.com/ricardo-flecha-inicia-un-nuevo-rumbo-impulsando-la-guarania-n715770.html

Em um show previsto para esta noite (23/08/2013), às 20:30, na Sala Baudilio Alió (primeiro nível) do Teatro Municipal (Presidente Franco y Alberdi), o cantor Ricardo Flecha lança o primeiro volume do projeto Donde la Guarânia Crece, que inclui uma seleção de 12 peças. O acesso é de 70.000 guaranis (aproximadamente 37 reais).

Os temas do novo material propõem um recorrido por clássicos e novos temas da guarânia, com peças de autores como José Asunción Flores, Mauricio Cardozo Ocampo, Demetrio Ortiz, Agustín Barboza, Maneco Galeano e Carlos Noguera, os quais se executarão na noite de hoje.

MAIS QUE UM DISCO. “Não é exatamente um disco, mas todo um empreendimento musical, similar ao realizado com El Canto de los Karai. O projeto começa sendo um disco, mas logo queremos lançar três volumes para completar a coleção, acompanhando com turnês”, explicou o artista.

Para complementar a iniciativa, o artista detalhou que pretende-se filmar um documentário sobre a guarânia, incluindo a percepção que hoje têm os jovens sobre o gênero musical.

“Donde la Guarania Crece é um projeto que busca colaborar com a difusão do gênero. É um compromisso de trabalhar nesse ritmo tão nosso, e tentar uma renovação temática”, indicou o músico.

CONCERTO. A apresentação do artista se realizará hoje em um espaço pequeno do Teatro, exclusivo para cerca de 100 pessoas, e não em sua sala central.

“A intenção é retomar o costume dos espaços reduzidos. É ideal para oferecer um repertório mais intimista, atuar mais próximo do público, explicando em que contexto foram compostas as canções”, aponta Flecha.

O músico adiantou que nesta noite participará Esperanza Ortiz, filha do compositor de Recuerdos de Ypacaraí, Demetrio Ortiz. “Brindaremos uma versão estranha, moderna, contemporânea deste clássico”, assegurou Flecha, que estará acompanhado por Óscar Fadlala no piano e Mauricio Pinchi Cardozo Ocampo na guitarra.

A denominação do nome do projeto é inspirada em um poema do Cervantes paraguaio, Augusto Roa Bastos, que foi amigo e defensor de Flores e da guarânia. Flecha comentou que com cada disco, que serão lançados em média a cada dois anos, haverá uma turnê com apresentações em diferentes cidades do país, com especial difusão nos colégios.

O novo CD, que inclui doze guarânias, estará à venda hoje, a um preço de 60.000 guaranis (cerca de 32 reais). “Para o terceiro volume, temos a ideia de incorporar o talento de jovens compositores, que produzam dentro do gênero musical do projeto”, disse Flecha.

FILHO DILETO. A Junta Municipal outorgou nesta terça-feira, 27 de agosto, na sala de sessões da comuna, a distinção de Filho Dileto de Asunción a Ricardo Flecha.

Ricardo Flecha, por su parte, agradeció la distinción y manifestó –en el marco del Día de la Guarania– que José Asunción Flores “vive y la guarania reza por nosotros su oración de dignidad”.

Ricardo Flecha, por su parte, agradeció la distinción y manifestó –en el marco del Día de la Guarania– que José Asunción Flores “vive y la guarania reza por nosotros su oración de dignidad”.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s