Hamaca Paraguaya entre os 10 melhores filmes

download (1)

O longa-metragem Hamaca Paraguaya, estreado em 2006, foi eleito uma das melhores produções latino-americanas dos últimos vinte anos, de acordo com programadores de grandes festivais do continente, como se relata na matéria a seguir.

Escolhidos os 10 melhores filmes da América Latina dos últimos 20 anos
download

A escolha foi feita pelo Festival de Valdivia, junto com outros nove da região, como o BAFICI, por circunstância de seu vigésimo aniversário. O mais votado foi o uruguaio Whisky, e há quatro argentinos entre os selecionados.

Fonte: Otros Cines. Matéria retirada do site Haciendo Cine (Argentina), do dia 2 de setembro de 2013.
Link: http://www.haciendocine.com.ar/content/eligen-las-10-mejores-pel%C3%ADculas-de-am%C3%A9rica-latina-de-los-%C3%BAltimos-20-a%C3%B1os

images (2)

Para celebrar suas duas décadas de vida, o Festival de Valdivia convocou os programadores de distintos festivais da região para eleger os dez clássicos do cinema latino-americano estreados no período citado. Os festivais convocados foram: BAFICI (Argentina), FICUNAM (México), Cinema Tropical (Estados Unidos), TransCinema (Peru), Cali (Colômbia), Tiradentes (Brasil), La Habana (Cuba), Muestra Cinematográfica de Montevideo (Uruguai) e FIDOCS (Chile).

Os dez filmes, cuja lista reproduzimos a seguir, serão exibidos na próxima edição do festival chileno, a ser celebrado de 7 a 13 de outubro.

1- Whisky (2004)
Pablo Stoll-Juan Pablo Rebella, Uruguai

2- Luz silenciosa (2007)
Carlos Reygadas, México

3- Santiago (2007)
João Moreira Salles, Brasil

4- La libertad (2001)
Lisandro Alonso, Argentina

5- La ciénaga (2001)
Lucrecia Martel, Argentina

6- Historias extraordinarias (2008)
Mariano Llinás, Argentina

7- Un tigre de papel (2007)
Luis Ospina, Colômbia

8- Hamaca paraguaya (2006)
Paz Encina, Paraguai

9- Silvia Prieto (1999)
Martin Rejtman, Argentina

10- Aquí se construye (2000)
Ignacio Agüero, Chile

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s