“Seria o paraguaio um mestiço de apenas duas cores?” – reflexões sobre a presença afrodescendente no Paraguai

Ao caminhar por Assunção e seus arredores, pouco imaginava que na conhecida miscigenação racial paraguaia houvesse alguma contribuição africana. No entanto, ao estudar um pouco mais a fundo a história do país, em 2011 e parte de 2012, pude ter contato com alguns aspectos da presença afrodescendente na região, o que me inspirou a escrever, sem grandes pretensões, um texto através do qual fosse possível compartilhar parte do que estava descobrindo na época.

O resultado é o trabalho que se lê a seguir. É importante ressaltar, no entanto, que se trata de um texto ainda muito superficial sobre o tema proposto, sendo necessárias investigações mais minuciosas e cuidadosas. Ademais, o material necessitaria ser revisto, pois eu mesmo já tenho algumas críticas a alguns pontos que foram apresentados (assim como à própria redação, em alguns momentos). Contudo, preferimos compartilhá-lo da maneira como ele foi finalizado em 2012, entendendo que, mesmo com todas as suas carências, há importantes informações e questionamentos já apresentados nesta versão inicial.

kamba kua
Grupo de dança da comunidade afrodescendente Kamba Kuá.

Através desse texto, não se deseja apenas discorrer sobre a histórica presença dos africanos e seus descendentes no Paraguai, mas, também, abordar diversos aspectos – sobretudo políticos e sociais – referentes à existência do país, desde seus tempos coloniais até os dias de hoje. Espera-se que as ideias compartilhadas possam provocar produtivas reflexões e discussões.

(Paulo Mortari A. Correa)

Seria o paraguaio um mestiço de apenas duas cores?:
Seria o paraguaio um mestiço de apenas duas cores – definitivo

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s