Szarán: “A arte é o farol inspirador do Paraguai”

VÍDEO. O maestro Luis Szarán manifestou, de maneira emocionada, que “a arte é o farol inspirador do Paraguai”, após ter conhecimento de que o país entrou para o Guinness com o maior conjunto de harpas do mundo. O ginásio poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes foi o cenário do feito histórico.

Fonte: Ultima Hora (PY), 26 de outubro de 2013.
Link: http://m.ultimahora.com/szaran-el-arte-es-el-faro-inspirador-paraguay-n734995.html

Após bater o recorde do Guinness com o maior conjunto de harpas do mundo, Luis Szarán assegurou que “a arte é o farol inspirador do Paraguai nestes momentos difíceis, em que se veem coisas tão tristes e o manejo tão discricional dos fundos públicos”.

Com os fervorosos aplausos de fundo e a euforia do público que vivia algo histórico para o país, o maestro disse que o objetivo deste evento é mostrar que o Paraguai tem talento e gente boa, e que deseja-se um país limpo.

“O Paraguai é uma fábrica de talentos em todos os campos. Muito mais na música”, afirmou, insistindo que a arte deve ser o farol que inspira novos tempos.

Outro sonho cumprido

O megaevento Suena Paraguay (“Soa Paraguai”) é outro sonho cumprido por Luis Szarán. O maestro indicou que fazia falta este tipo de acontecimento para premiar o sacrifício de tantos criadores e intérpretes que posicionaram a harpa no mundo.

“O Guinness é um pretexto, pretexto para gerar alegria, entusiasmo e otimismo, e lutar contra a desesperança, que é o pior dos males no Paraguai”, manifestou.

Assalto

Luis Szarán comentou, em meio à emoção pelo feito obtido, que na madrugada deste sábado assaltaram sua casa. Confessou que não pôde falar em toda a jornada devido à forte impressão que esta situação lhe causou.

O mal sabor somente durou até presenciar a histórica tarde, onde 420 harpistas fizeram transmitir o mágico e harmonioso som do instrumento popular da cultura paraguaia.

Szarán criou no ano 2002 o Sonidos de la Tierra (“Sons da Terra”), um programa de integração social e comunitária que, através da música, busca combater a violência juvenil, potencializar sua autoestima, incentivar sua criatividade, o espírito empreendedor, trabalho em equipe e as atitudes democráticas, indica em sua página da web.

Recorde no Guinness

Um total de 420 harpistas de diferentes cidades do país chegaram ao ginásio poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes para tocar em uníssono várias peças musicais e, dessa forma, estabelecer um recorde para o Paraguai com o maior conjunto de harpas do mundo, superando a de Edimburgo, que contou com a participação de 201 artistas no ano de 2006.

O ginásio poliesportivo foi tomado pelas pessoas. Em cada minuto que passava aumentava a euforia e a efervescência do público. Com aplausos, assobios e gritos de “Paraguai… Paraguai… Paraguai…”, aguardava-se com entusiasmo o clímax, que seria a interpretação de Pájaro Campana e Carreta Guy.

Por volta das 18:00 horas, o ginásio de converteu em um caldeirão, e a magia das harpas invadiu o ambiente. Com o ingresso de Luis Szarán para dirigir o conjunto de harpas, o público brindou uma longa ovação, e rapidamente começaram os acordes de Pájaro Campana. As pessoas explodiram de emoção.

No total, a interpretação durou mais de seis minutos, suficientes para superar o antigo recorde. Contudo, a decisão final deveria ser aguardada. Mas a espera não seria longa, porque os talentosos artistas ofereceram um repertório de temas internacionais e polcas.

Às 19:00 horas, todos ficaram em silencia por uns poucos segundos, no momento de anunciarem o resultado. O adjudicador do Guinness, Ralph Hannah, começou dizendo que cumpriu-se com o requisito de superar os 5 minutos de interpretação; logo depois, juntaram-se os 420 harpistas, tocando todos, por fim, em uníssono.

“Paraguai conseguiu um recorde do Guinness”, exclamou, e desde esse momento só se escutou a gritaria do público, que, com muita emoção, viveu uma jornada histórica com os mágicos acordes da harpa.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s