Iniciam obras do Centro de Cultura e Tradições Paraguaias em MS

Acácio Gomes e Márcio Rogério
Redação Nova News

A presidente da Colônia Paraguaia de Nova Andradina (Copana), Joselaine Carvalho Bispo, acompanhou de perto os trabalhos de preparação da área onde será construída a sede da entidade. A área, que ultrapassa dois mil metros quadrados, fica localizada na estrada boiadeira, em frente ao 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), nas imediações do parque de exposições. Na tarde desta terça-feira (05), uma máquina que pertencente a uma empresa particular fazia os trabalhos de limpeza e início da terraplanagem no terreno que, futuramente, abrigará o Centro de Cultura e Tradições Paraguaias, “Plácida Ramos Gonçales”.

cARTEL
Copana cumpre meta de iniciar obras da sede em 2013. Foto: Márcio Rogério

De acordo com Joselaine, a meta principal de sua gestão tem sido a divulgação dos costumes e tradições do povo paraguaio e que, quando finalizada, a obra integrará de forma muito próxima todas as etnias, além de agregar a possibilidade de trocar conhecimentos entre brasileiros de estados diferentes. “Não queremos construir apenas um salão e sim, um espaço de integração de nossa cultura com as demais. Todos terão espaço aqui. Queremos retribuir ao povo de nossa cidade e região o carinho que eles sempre tiveram com as nossas origens paraguaias”, afirma a presidente.

A visita ao terreno marca o início da meta de construção da sede própria. Doado pela prefeitura na gestão de Gilberto Garcia, o projeto do empreendimento a ser construído segue em fase de estudos. Segundo Joselaine, a intenção é que seja um prédio multifuncional que possa dar suporte ao município e estado atuando como um local para práticas esportivas, realização de festas, aulas de espanhol e guarani, exposições artísticas, além da meta principal que são as atividades relacionadas ao meio de vida dos descendentes do país vizinho. “Desde já, deixamos aqui o convite aberto a todos os novandradinenses para que conheçam cada vez mais nossos costumes e venham participar com a gente desse grande momento. Toda a região do Vale do Ivinhema ganhará com um local de intercâmbio cultural e muito entretenimento”, finaliza Joselaine Carvalho Bispo.

175938_24064_91520
Presidente da Copana, Joselaine Carvalho, vistoria obras. Foto: Márcio Rogério

Colônia

Por meio da lei nº 2.235 de 29 de maio de 2001 ficou instituído “Dia do Povo Paraguaio”, data que é comemorada em Mato Grosso do Sul por mais de 450 mil descendentes de paraguaios quem residem no Estado. A Colônia Paraguaia de Nova Andradina foi fundada no dia 02 de junho de 2002. Desde 2011, sob a responsabilidade de Joselaine Carvalho Bispo, a associação cresceu e já ultrapassou dois mil sócios em 2013. Pessoas interessadas podem se associar gratuitamente na Rua Luiz Antônio da Silva nº 1523 Bairro Centro.

Fonte: http://www.novanews.com.br/noticia/cidades/cumprindo-meta-para-2013-copana-inicia-obras-da-sede-propria

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Eventos, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s