40% da população paraguaia é monolíngue guarani

images (10)

1.- O guarani nasceu há mais de 10.000 anos e ainda segue vivo, já que é falado por quase 90% da população do Paraguai (sendo que 40% o têm como única língua – ou seja, são monolíngues de guarani), apesar de ter sofrido todo tipo de perseguições e degradações.

2.- O guarani é a terceira língua (após o grego e o latim) que mais nomes ofereceu à farmacopeia universal.

3.- O guarani é o idioma oficial do Paraguai, da Bolívia, da Província Argentina de Corrientes e de vários municípios do Brasil e , desde 2007, idioma do Mercosul, junto com o castelhano e o português. O guarani é falado por quase dez milhões de pessoas do Mercosul.

4.- O guarani é estudado nas mais importantes universidades do mundo, como a UBA (Buenos Aires, Argentina), a Universidade de São Paulo ou a Unila de Foz do Iguaçu (Brasil), a Universidade de Bari (Itália), a Universidade de Paris (França), a Universidade de Mainz (Alemanha), a Universidade de Zurique (Suíça) e a Universidade de Shiga (Japão). O primeiro site na internet sobre o guarani foi criado pela Universidade de Mainz (Alemanha).

5.- Entre seis mil línguas são faladas no mundo, das quais quase três mil e quinhentas estão em perigo. O guarani é uma das escassas línguas privilegiadas da Terra, a qual o Google traduziu em sua interface e na qual a Wikipedia (Vikipetâ) tem em uma de suas versões, além de ser o idioma que, em breve, se traduzirá Mozilla, o maior navegador de internet.

6.- O guarani é o quebranto dos estudantes de ciências da educação, de medicina, de direito, de engenharia, de agronomia, de veterinária e demais carreiras universitárias e dos profissionais já recebidos que se dão conta do grande valor do guarani e que seu êxito profissional depende e dependerá, em grande medida, de seu conhecimento do idioma guarani e de sua habilidade em falá-lo, o que os faz, assim, se esforçarem para aprendê-lo. Vale a pena recordar que há apenas alguns dias, o Poder Judicial paraguaio dispôs que todos os seus atos, a partir de então, serão bilíngues (Guarani-Castelhano), considerando que por longuíssimos anos somente se utilizava o castelhano para tanto, pisoteando os direitos humanos e linguísticos de numerosíssimos compatriotas.

7.- O guarani é um idioma altamente comercial e é a razão pela qual as grandes transnacionais como a Coca-Cola, a Personal, a Tigo e o Itaú o utilizam para suas promoções publicitárias; é, também, o grande emblema de grandes produtos paraguaios, tais como “7 Cajas”, “Mangoré”, “Hamaca Paraguaya” e “Karaí Norte”.

8.- Os mais importantes processos históricos paraguaios, como a Independência Nacional, a Guerra contra a Tríplice Aliança ou a Guerra do Chaco, tiveram o selo do idioma guarani e demonstraram seu grande valor estratégico como elemento de coesão social.

9.- O guarani conta na atualidade com milhares de militantes – no Paraguai, Argentina, Brasil, Bolívia e Uruguai – que o defendem, o difundem, o fortalecem e o elevam, entre muitas outras questões.

Palavras do diretor do Ateneu Guarani do Paraguai, David Galeano Olivera, em defesa de nosso idioma ancestral

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Guarani, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s