Paraguaios lançam primeiro explorador de internet em língua guarani

Lançado Mozilla Firefox en guarani (Aguaratata)

Firefox Guarani
Na próxima semana (26 de novembro), se realizará o lançamento do primeiro explorador de internet em língua guarani, feito por docentes da Faculdade Politécnica da Universidade Nacional de Asunción.

Trata-se do navegador Mozilla em guarani, criado pelos docentes Alcides Torres Gutt e Limpia Ferreira, ambos da Faculdade Politécnica, com a colaboração do Mozilla Paraguai.

A apresentação será levada a cabo na próxima terça-feira, 26 de novembro, durante um evento a ser realizado na Aula Magna da Faculdade Politécnica UMA, às 9h00.

Os propulsores desta versão do navegador Mozilla sustentam que, no Paraguai, existe uma população de cerca de 90% que fala guarani; contudo, uma grande porção da mesma tem muito pouco acesso a tecnologia de informação e a comunicação (TIC).

Nesse sentido, apontam que uma das principais causas deste problema é a inexistência de navegadores que tenham como idioma base o guarani, o que influi negativamente no ânimo dos habitantes que falam guarani a respeito de se utilizar as tecnologias mencionadas.

Atualmente, existe um navegador do Mozilla traduzido ao guarani boliviano, pelo que se pode inferir que a nova versão terá muita aceitação entre a população paraguaia. O projeto Firefox-Guarani apresenta-se como um dos possíveis pilares para a inserção da população que fala guarani às TIC.

Na criação do Mozilla em guarani, a ser apresentado na próxima semana, também trabalharam:

– Pela Faculdade Politécnica: os licenciados David Galeano e Gustavo Sosa.

– Pelo Mozilla Paraguai: Eng. Hugo Acosta, Eng. Eduardo Urcullu, Eng. Rocío Meza, Eng. Aldo Medina e la Eng. Lourdes Castillo Álvarez.

Este projeto é parte dos empreendimentos do Grupo de Software Livre da Faculdade Politécnica (GSL, FP-UNA).

Fonte: ABC Color (PY), 22 de novembro de 2013. Tradução Livre.
Link: http://www.abc.com.py/nacionales/lanzan-navegador-de-internet-en-guarani-642461.html

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Paraguaios lançam primeiro explorador de internet em língua guarani

  1. Vitor Aloisio disse:

    Uma matéria Parecida, mais e para android.
    com licença vou deixar o link para aprimorar o conhecimento de nos leitores desse blog.

    Brasileiro cria Navegador de internet em Guarani para Android
    http://blog.vitortec.com/noticias/brasileiro-cria-navegador-de-internet-em-guarani-para-android/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s