O guarani no século XXI

Com cerca de 5.000 anos de antiguidade, o guarani, oficial no Paraguai desde 1992, atravessa um momento único e cobra nova vida ao abandonar o âmbito essencialmente popular para entrar no mundo de hoje, pelas mãos de Firefox e Facebook.

Fonte: Oscar Lescano Barreto, ABC Color (PY), 13 de dezembro de 2013. Tradução livre.
Link: http://www.abc.com.py/especiales/fin-de-semana/el-guarani-en-el-siglo-xxi-649507.html

firefox guarani

O paulatino despertar da língua na internet foi propiciado pelos próprios internautas paraguaios, que, utilizando as redes sociais, começaram a postar imagens com legendas e conteúdos em nossa língua guarani.

A aceitação foi ganhando terreno, o que possibilitou que o guarani desse o salto “oficial” a um dos terrenos mais pluriculturais, a internet, com o anúncio do lançamento do popular navegador Firefox, do Mozilla, e a rede social do momento, o Facebook, em versões exclusivas para o Paraguai, na língua de nossos ancestrais.

Dias atrás, deu-se o surpreendente lançamento do Facebook em guarani, pelas mãos de uma empresa de telefonia, a qual tornou mais fácil que seus usuários tenham acesso à rede social de forma gratuita de telefones celulares, ou seja, possibilitando que eles compartilhem e vejam o que acontece mesmo sem terem saldo.

A respeito disso, o diretor de Investigação Linguística da Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL), Domingo Aguilera, elogiou a iniciativa que partiu do próprio setor privado.

“Nós aplaudimos desde o início ter o Facebook em guarani. Tudo é vantagem para a língua na internet, que a coloca no corredor das línguas modernas”, manifestou Aguilera.

A SPL se encarregou de recomendar vários profissionais à empresa, que tiveram aproximadamente um mês para trabalhar na tradução para a versão local, processo do qual também participaram internautas.

“Trabalhou-se sobre a base original em inglês, por isso algumas expressões estão ainda na língua original”, esclareceu a tempo de explicar que se continuará trabalhando até que fique completamente em guarani.

NAVEGADOR FIREFOX

Outro dos ambiciosos projetos que catapultarão o guarani ao mundo virtual é o empreendido pela Faculdade Politécnica da Universidade Nacional de Assunção, Mozilla Paraguai e o Ateneu de Língua Guarani.

O empreendimento começou oficialmente em 26 de novembro deste ano (2013) e seus responsáveis esperam poder ter no ar o primeiro navegador de internet em guarani disponível para setembro de 2014.

O professor Alcides Torres, representante da Faculdade Politécnica, explicou que a tradução estará a cargo dos profissionais do Ateneu, enquanto que a validação ficará por conta da SPL.

O engenheiro Aldo Medina, da comunidade Mozilla Paraguai, sustentou que o Firefox conte com aproximadamente 38.700 palavras, e em sua grande maioria deverão ser traduzidas até a próxima primavera, para poder apresentar o produto terminado.

Este projeto é completamente voluntário e já reúne 35 pessoas, que se dedicam diretamente em tornar realidade o Firefox em guarani.

AGUARÁ TATA

No momento de sua apresentação, os responsáveis apelidaram o projeto de “Aguara Tata, raposa de fogo em guarani. No entanto, este não seria o nome oficial do navegador.

“Estamos vendo com o Mozilla Internacional se aqui dentro podemos usar, mas internacionalmente, ao baixar, deve ser Firefox em guarani. Existe a possibilidade e estamos trabalhando para isso”, ressaltou.

REVOLUÇÃO DO GUARANI

Segundo declarou Domingo Aguilera, da SPL, o guarani se encontra em um momento único de sua história. “Nos surpreende a atitude positiva com relação ao guarani (na internet). Estamos em uma nova época, em que se está valorizando a língua guarani mais do que em qualquer outra época. Há um terreno propício não somente para salvar a língua, mas para também desenvolvê-la e torná-la uma das línguas modernas do Cone Sul”.

Assim, acrescentou que, partindo dessa nova “era”, esperam poder melhorar a qualidade da educação no idioma ancestral. “Daqui a certo tempo, queremos que os falantes de guarani tenham a possibilidade de se educar na mesma qualidade de educação que em castelhano. É um desafio”, expressou.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s